Epistemômetro

Uma Metodologia para a Descolonização e Transformação do Currículo das Universidades Brasileiras

Autores

  • José Jorge de Carvalho INCTI/UNB

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57921

Palavras-chave:

Epistemômetro, eurocentrismo, Encontro de Saberes, descolonização, universidade pluriepistêmica.

Resumo

O artigo apresenta um instrumento metodológico novo, denominado Epistemômetro, que visa avaliaro grau de (des)colonização epistêmica vigente nos currículos e nos projetos de curso das universidades brasileiras. O Epistemômetrose conecta com a teoria do Encontro de Saberes,movimento que visa a inclusão dos saberes indígenas, afro-brasileiros e dos demais povos tradicionais como caminho para a construção de uma universidade brasileira pluriepistêmica. O modelo da pluralidade epistêmicaé plasmado na imagem dos três círculos borromeanos, com seus nós de interseção, representando os três troncos principais formadores da diversidade epistêmica brasileira: o ocidental, o indígena e o afro-diaspórico. É apresentado também o modelo das sete variáveis e dimensões interdependentes quecompõem a abordagem do Epistemômetro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jorge de Carvalho, INCTI/UNB

Ph.D em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast (1984); pos-doutorado pela Rice University (1995) e pos-doutorado pela University of Florida (1996). Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Pesquisador 1-A do CNPq e Coordenador do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq.

Referências

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante Editora, 2016.

ADEATE, Tosin; SEWCHURRAN, Anusharani. African Epistemologies and the Decolonial Curriculum. Acta Academica, v. 55, n. 1, p. 1-19, 2023.

AGASSI, Joseph. Modified Conventionalism is more Comprehensive than Modified Essentialism. In: SCHILP, Paul Arthur (org.). The Philosophy of Karl Popper. Vol. II. La Salle, Ill: Open Court, 1974. p. 693-696.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.

AMIR, Samir. Eurocentrism. London: Monthly Review Press, 2010.

BOGHOSSIAN, Paul. Medo do Conhecimento. Contra o Relativismo e o Construtivismo. São Paulo: Editora Senac, 2012.

CARVALHO, José Jorge de. A Escola de Kyoto, a Filosofia Ocidental e as Artes Indígenas Amazônicas. Triálogo para a Construção de um Encontro de Saberes Filosóficos. In: FLORENTINO NETO, Antonio; GIACOIA JR., Oswaldo (orgs.). Ciência e Arte na Escola de Kyoto. Campinas: Editora PHI, 2019b. p. 105-126.

CARVALHO, José Jorge de. A Perspectiva do Axé como Episteme Afro-Brasileira e como Proposta Civilizatória. Cadernos de Inclusão, Brasília, INCT de Inclusão, 2023d.

CARVALHO, José Jorge de. A Proposal to Transform the Curriculum of Universities. Towards a Multingual, Multicultural, and Pluriepistemic Academic Institution. Cadernos de Inclusão, Brasília, INCT de Inclusão, n. 21, 2023a.

CARVALHO, José Jorge de. Autodeclaração Confrontada e Punição de Fraudes. Os Avanços da Igualdade Racial na Era das Cotas. Revista Ensaios e Pesquisa em Educação e Cultura, v. 5, n. 9, 2020c.

CARVALHO, José Jorge de. De la Epistemología Occidental a las Epistemologías del Cosmos Vivo. In: TOBAR, Javier (org.). Virus, revueltas y crisis. Lecturas de la pandemia COVID-19 desde las epistemologias del cosmos vivo. Buenos Aires: CLACSO ; Popayán: Universidad del Cauca, 2022b. p. 21-77.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e Descolonização: Para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSSFOGUEL, Ramón (orgs.). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 79-106.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e Filosofia Intercultural. Tradições de Pensamento Ocidentais, Asiáticas e Indígenas em Diálogo. Modernos & Contemporâneos, v. 5, n. 3, p. 6-26, jul./dez. 2021.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes, Descolonização e Transdisciplinaridade. Três Conferências Introdutórias. In: TUGNY, Rosângela Pereira de; GONÇALVES, Gustavo (orgs.). Universidade Popular e Encontro de Saberes. Brasília: INCT de Inclusão ; Salvador: EDUFBA, 2020a. p. 13-56.

CARVALHO, José Jorge de. Notório Saber para os Mestres e Mestras dos Povos e Comunidades Tradicionais. In: RIBEIRO Mônica Medeiros; MENCARELLI, Fernando (orgs.). Mundos Possíveis. Culturas em Pensamento. Belo Horizonte: Incipit, 2022a. p. 69-101.

CARVALHO, José Jorge de. O Encontro de Saberes nas Artes e as Epistemologias do Cosmos Vivo. In: TUGNY, Rosângela Pereira de; GONÇALVES, Gustavo (orgs.). Universidade Popular e Encontro de Saberes. Brasília: INCT de Inclusão ; Salvador: EDUFBA, 2020b. p. 475-507.

CARVALHO, José Jorge de. The Meeting of Knowledges in the Universities. A movement to decolonise the Eurocentric academic curriculum in Latin America. In: HARRISS, Harriet; SALAMA, Ashraft M.; LARA, Ane Gonzalez (eds.). Routledge Companion to Architectural Pedagogies of the Global South. New York: Routledge, 2023b. p. 69-78.

CARVALHO, José Jorge de. Transculturality and the Meeting of Knowledges. In: HEMETEK, Ursula; HINDLER, Daliah; HUBER, Harald; KAUFMANN, Therese; MALMBERG, Isolde; SAGLAM, Hande (orgs.). Transkulturelle Erkundungen. Wissenschaftlich-künstleriche Perspektiven. Viena: BöhlauVerlag, 2019a. p. 79-94.

CARVALHO, José Jorge de. Universidade Aberta para Novos Saberes, Sujeitos e Epistemologias. Um Modelo para a Refundação das Universidades Brasileiras. Ciência & Cultura, v. 75, n. 1, p. 01-12, maio 2023c.

CARVALHO, José Jorge de; ÁGUAS, Carla. Encontro de Saberes: Um Desafio Teórico, Político e Epistemológico. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; CUNHA, Teresa (orgs.). Colóquio Internacional Epistemologias do Sul. V. 1: Democratizar a Democracia. Coimbra: Universidade Coimbra/Centro de Estudos Sociais, 2015. p. 1017-1027.

CARVALHO, José Jorge de; ALBERNAZ, Pablo. Encontro de Saberes: Por uma Universidade Antirracista e Pluriepistêmica. Horizontes Antropológicos, ano 28, n. 63, p. 333-358, maio/ago. 2022.

CARVALHO, José Jorge de; COSTA, Samira Lima da. Processos de transmissão: o ensino universitário e o encontro com mestras e mestres dos saberes tradicionais. In: MONTEIRO, Ana Claudia Lima (org.). Processos Psicológicos: Perspectivas Situadas. Niterói: EDUFF, 2020. p. 26-55.

CARVALHO, José Jorge de; FLÓREZ, Juliana. Encuentro de Saberes: Proyecto para decolonizar el conocimiento universitário eurocêntrico. Nómadas, Universidad Central, Bogotá, v. 41, p. 131-147, out. 2014b.

CARVALHO, José Jorge de; FLÓREZ, Juliana. The Meeting of Knowledges: A project for the decolonization of universities in Latin America, Postcolonial Studies. Special Issue: Decoloniality, Knowledges and Aesthetics, v. 17, n. 2, p. 122-139, June 2014a.

CARVALHO, José Jorge de; FLÓREZ, Juliana; RAMOS, Máncel. El Encuentro de Saberes: Hacia una Universidad Pluriepistémica. In: CABRA AYALA, Nina Alejandra; ASCHNER RESTREPO, Camila (orgs.). Saberes Nómadas: Derivas del Pensamiento Próprio. Bogotá: Ediciones Universidad Central, 2017. p. 183-208.

CARVALHO, José Jorge de; VIANNA, Letícia C. R. Encontro de Saberes: Indicadores 2010-2020. Cadernos de Inclusão, Brasília, INCT de Inclusão, n.13, 2020.

CERTEAU, Michel de. The Mystic Fable. Volume One. The Sixteenth and Seventeenth Centuries. Chicago: University of Chicago Press, 1992.

CHASE, Michael; CLARK, Stephen; MCGHEE, Michael (orgs.). Philosophy as a Way of Life. Ancients and Moderns. Essays in Honor of Pierre Hadot. Londres: Blackwel, 2013.

CHIMAKONAM, Jonathan Ezumezu. A System of Logic for African Philosophy and Studies. Switzerland: Springer, 2019.

CHIMAKONAM, Jonathan O. (org.). Logic and African Philosophy. Seminal Essays on African Systems of Thought. Delaware: Vernon Press, 2020.

CHIMAKONAM, Jonathan O.; UCHENA OGBONNAYA, L. African Metaphysics, Epistemology and a New Logic. Switzerland: Springer, 2021.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminação Racial Relativos ao Gênero. Revista Estudos Feministas, ano 10, v. 1, p. 171-188, 2002.

DUMAS, Alexandra. Encontros e desencontros de saberes: culturas populares+, teatro e universidade. PragMATIZES – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, Niterói, UFF, ano 13, n. 25, n. 13, set. 2023.

FERREIRA, Rogério. Matemática Interepistêmica para uma Formação Libertadora. In: TUGNY, Rosângela Pereira de; GONÇALVES, Gustavo. (orgs.). Universidade Popular e Encontro de Saberes. Brasília: INCT de Inclusão ; Salvador: EDUFBA, 2020. p. 383-409.

FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

FREUDENTHAL, Gideon; GROSSMANN, Henryk (orgs.). The Social and Economic Roots of the Scientific Revolution. Heidelberg: Springer, 2009.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Goethe y la Ciencia. Madri: Siruela, 2002.

HADOT, Pierre. La Filosofía como Forma de Vida. Madrid: Alpha Decay, 2009.

HALL, Stuart A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HAMPATÉ BÂ, Amadou; A Tradição Viva. In: ZERBO, Joseph-Ki (org.). História Geral da África. [Vol. 1]. Brasília: UNESCO, 2010.

HESSEN, Boris The Social and Economic Roots of Newton’s “Principia”. In: NEEDHAM, Joseph (org.). Science at the Crossroads. Londres: Frank Cass Ltd, 1971. p. 149-229.

HON, Tze-ki. Zhang Zhidong’s Proposal for Reform: A New Reading of the Quanxue Pian. In: KARL, Rebecca E.; ZARROW Peter (orgs.). Rethinking the 1898 Reform. Political and Cultural Change in Late Qing China. Cambridge: Harvard University Press, 2002. p. 77-98.

JARDIM, Raoni Machado Moraes. Educação Intercultural e o Projeto Encontro de Saberes: Do Giro Decolonial ao Efetivo Giro Epistêmico. Tese de Doutorado. Departamento de Estudos Latinoamericanos. Brasília: Universidade Brasília, 2018.

KAPHAGAWANI, Didier N.; MALHERBE, Jeanette G. Epistemology and the Tradition in Africa. In: COETZEE P. H.; ROUX, A. P. J. (orgs.). The African Philosophy Reader. Londres: Routledge, 1998. p. 259-319.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LAKATOS, Imre. The Methodology of Scientific Research Programs. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

LI, Zehou. A New Aproach to Kant. A Confucian-Marxist’s Viewpoint. Singapura: Springer, 2018.

LU, Mingjun. Chinese-Western Comparative Metaphysics and Epistemology. Lanham: Lexington Books, 2020.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.

MAYÁ, Maria Muniz Andrade Ribeiro. A Escola da Reconquista. Arataca: Teia dos Povos, 2021.

MUGO, Micere Githae. The Imperative Utu/Ubuntu in Africana Studies. Canada: Daraja Press, 2021.

NDLOVU-GATSHENI, Sabelo J. Epistemic Freedom in Africa. Deprovincialization and Decolonization. Londres: Routledge, 2018.

NGOENHA, Severino. Ubuntu: Novo Modelo de Justiça Global? In: NGOENHA, Severino E.; CASTIANO, José P. Pensamento Engajado. Ensaios sobre Filosofia Africana, Educação e Filosofia Política. Maputo: Universidade Pedagógica, 2011. p. 63-74.

POLANYI, Michael. Personal Knowledge. Towards a Post-Critical Philosophy. Londres: Routledge, 1958.

POLANYI, Michael. The Tacit Dimension. With a new foreword by Amartya Sen. Chicago: The University of Chicago Press, 2009.

POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 2013.

POPPER, Karl. Epistemologia sem um Sujeito Conhecedor. In: Conhecimento Objetivo. Belo Horizonte: Itatiaia ; São Paulo: EDUSP, 1975. p. 108-150.

POPPER, Karl. Lógica das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

POPPER, Karl. O Conhecimento e o Problema Corpo-mente. Lisboa: Edições 70, 1997.

POPPER, Karl. Three Worlds. The Tanner Lecture on Human Values. Michigan: The University of Michigan, 1978.

RHEA, Zane Ma. Wisdom, Knowledge, and the Postcolonial University in Thailand. New York: Palgrave Macmillan, 2017.

ROSKER, Jana. Interpreting Chinese Philosophy. A New Methodology. Londres: Bloomsbury Academic, 2021.

SANTOS, Antonio Bispo. Colonização, Quilombos. Modos e Significações. Brasília: INCT de Inclusão ; UnB, 2019.

SHUZO, Kuki. The Structure of Iki. Sydney: Power Publications, 1997.

SMITH, Linda Tuhiwai. Descolonizando Metodologias: Pesquisa e Povos Indígenas. Curitiba: Editora UFPR, 2019.

TINGYANG, Zhao. All Under Heaven. The Tianxia System for a Possible World Order. Oakland: University of California Press, 2016.

TUGNY, Augustin Descolonizar as Artes na Universidade. In: TUGNY, Rosângela Pereira de; GONÇALVES, Gustavo (orgs.). Universidade Popular e Encontro de Saberes. Brasília: INCT de Inclusão ; Salvador: EDUFBA, 2020. p. 509-529.

TUGNY, Rosângela. Conhecimentos Tradicionais e Território na Formação Universitária. In: TUGNY, Rosângela Pereira de; GONÇALVES, Gustavo (orgs.). Universidade Popular e Encontro de Saberes. Brasília: INCT de Inclusão ; Salvador: EDUFBA, 2020. p. 439-461.

TUGNY, Rosângela; GONÇALVES, Gustavo (orgs.). Universidade Popular e Encontro de Saberes. Brasília: INCT de Inclusão ; Salvador: EDUFBA, 2020.

TUKANO, Álvaro O Mundo Tukano Antes dos Brancos. Brasília: INCT de Inclusão ; UnB, 2015.

TUSKE, Joerge. Indian Epistemology and Metaphysics. Londres: Bloomsbury Academic, 2019.

WA THIONG’O, Ngugi. Decolonising the Mind. Londres: Heineman, 1986.

WA THIONG’O, Ngugi. On the Abolition of the English Department. In: Homecoming. Essays on African and Caribbean Literature, Culture and Politics. Londres: Heineman, 1981. p. 145-150.

WESTON, Timothy. The Power of Position. Beijing University, Intellectuals, and Chinese Political Culture, 1898-1929. Berkeley: University of California Press, 2004.

ZEHOU, Li. A New Approach to Kant. New York: Springer, 2018.

ZWART, Hub. Understanding Nature. Case Studies in Comparative Epistemology. New York: Springer, 2008.

Downloads

Publicado

2023-09-08 — Atualizado em 2023-09-20

Versões

Como Citar

Carvalho, J. J. de. (2023). Epistemômetro: Uma Metodologia para a Descolonização e Transformação do Currículo das Universidades Brasileiras. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 302-345. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57921 (Original work published 8º de setembro de 2023)

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior