O festival Tadayensidad
educação, patrimônio e identidade num contexto rural do Equador
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.62612Palavras-chave:
Educação patrimonial, Comunidade de aprendizagem, Memória, Identidade, Ensino-aprendizagemResumo
O contexto andino tem experimentado uma grande mobilidade humana que causou a perda da relação tradicional entre o homem e seu meio ambiente. Esta situação faz necessário fortalecer o sentimento de pertença e a valorização da identidade local para o jeito de tornar sustentável o uso dos recursos naturais e sociais. Como metodologia para abordar este projeto educacional, foi utilizada a Pesquisa-Ação, que tem como objetivo principal gerar processos e conhecimentos que sejam devolvidos à comunidade, pois é esta população que os detém. As fases da pesquisa incluem: 1. planejamento, onde é realizado um diagnóstico participativo para identificar os problemas; 2. ação, onde é projetado um processo para envolver professores e a comunidade educativa na identificação de conhecimentos relevantes, práticas culturais e seus portadores; 3. observação do desenvolvimento deste trabalho por meio da implementação de processos de apoio e acompanhamento; e, 4. a fase de avaliação participativa com a comunidade educacional e seus resultados de aprendizagem. Além disso, neste projeto, foi criada uma Comunidade de Aprendizagem, e materiais educacionais e atividades foram projetados a partir de uma perspectiva de diálogo epistêmico e troca de conhecimentos. Para isso, e a partir da criação de uma Comunidade de Aprendizagem, foram elaborados materiais e ações didáticas sobre o enfoque do diálogo de epistemes e a troca de saberes. Um trabalho contínuo que culminou na “Fiesta de la Tadayensidad”, na qual foram expostos, mas sobretudo as crianças experienciaram as práticas e representações que fazem parte da identidade desta comunidade e que se apresentam neste trabalho.
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