Práticas pedagógigas na educação patrimonial
um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.63215Palavras-chave:
Educação Cultural, Abordagens Pedagógicas, Estratégia de Ensino, Patrimônio CulturalResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar as abordagens pedagógicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem relacionadas a Educação Patrimonial. Realizou-se um estudo bibliométrico por meio do indexador de pesquisas Google Acadêmico. Buscou-se pesquisas que abordassem de alguma forma, a Educação Patrimonial. As palavras-chave utilizadas foram: (1) “práticas pedagógicas” e (2) “educação patrimonial” e (3) “estratégia de ensino” entre os anos de 2010 a 2022. Ao todo, foram selecionadas 28 pesquisas. Para o estudo bibliométrico foi identificado: nome dos autores; ano de publicação; tipo de pesquisa; área de conhecimento; instituição e práticas pedagógicas que foram adotadas. A priori, destaca-se o baixo fluxo de pesquisas que apresentam as práticas pedagógicas, no entanto, as utilizadas favoreceram no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais eficaz e satisfatório tanto para os professores, quanto para os alunos. A área de história foi a mais representativa. Entre os tipos de pesquisas, as dissertações se destacaram em quantidade. Em grande parte dos estudos foi possível constatar que o patrimônio foi visto como meio, e os principais agentes do processo foram os sujeitos e suas experiências, contribuindo com o ambiente escolar e para além da escola na ressignificação do patrimônio cultural.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. H. M. Educação musical e ação cultural na escola. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26335 . Acesso em: 23 nov. 2022.
BELTRÃO, Jane Felipe. Territórios tradicionais ou patrimônio (s) cultural (is) olvidado (s). In: BARRIOS, An gel E.; MOTTA, Antonio; GOMES,Mario H. Inovação cultural, patrimônio e educação, [2010] [s.n.r.] Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/3630/1/livro%20congresso%20Recife%20completo.pdf
BEMBE, J.H.C. A percepção e a importância que jovens e mais velhos atribuem ao patrimônio histórco-cultural de Cabinda: uma exploração do tema a partir do local de concentração de escravos do Chinfuca. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-9NYKCK. Acesso em 23 de nov. 2022.
BIONDO, F. Desafios da educação no campo do patrimônio cultural: casas do patrimônio e redes de ações educativas. Dissertação (Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural) –Iphan, Rio de Janeiro. Disponível em: https://abrir.link/xXyOf . Acesso em 24 de nov. 2022.
BRASIL, Resolução nº 3 CNE de 26 de junho de 1998. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na BNC. Brasília: Ministério da Educação, 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
CUNHA, C. A. F. As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1. º e 2. º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico) – Universidade do Minho, Instituto de Educação, 2017. Disponível em: http://repositorium.uminho.pt/handle/1822/45203 . Acesso em: 23 nov. 2022.
DEMARCHI, J.L. O que é, afinal, a educação patrimonial? uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial. Revista CPC, v. 13, n. 25, p. 140-162, 2018.
FERNANDES, C. T. G. L. S. Pesquisa e ensino na história escolar: o contexto urbano da Escola Terezinha Paulino em Natal-RN. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26748 . Acesso em: 23 nov. 2022.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Educação patrimonial e cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de história. Revista Brasileira de História, v. 13, n. 25/26, p. 265-276, 1993.
FERREIRA, P. A. M. Aprender Guimarães. A Visita De Estudo na Didática da História e como estratégia promotora da Cidade Educadora. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2021. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/138129/2/518064.pdf . Acesso em: 23 nov. 2022.
FLORÊNCIO, S. R. R. et al. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: Iphan. DAF/COGEDIP/CEDUC, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57ª ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, P; SHOR, I. Medo e ousadia –o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Ensinar exige o reconhecimento e assunção da identidade cultural. [1998] [s.n.r.].
GOMES, M. T. Patrimônios de Duque de Caxias: história e memória no Museu Vivo do São Bento. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/12142 . Acesso em: 23 nov. 2022.
GONÇALVES, J. R. S. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 55, p. 211-228, 2015.
HORTA, M. L. P; GRUNBERG, E; MONTEIRO, A Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Iphan, 1999.
JABLONSKI, J. L. A contribuição da teoria das representações sociais para o estudo da função social dos museus: o “museu do seminário de Corupá”. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2018. Disponível em: https://abrir.link/sgJdI. Acesso em: 20 nov. 2022.
KAHHALE, E. M. S. P. Pesquisas em Psicologia Clínica: contextos e desafios. São Paulo: Educ, 2019.
KOK, M. E. Os objectos museológicos e a construção da memória local: um estudo com alunos da 8ª classe da Escola Secundária de Nampula, Moçambique. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2012. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/23736 . Acesso em: 23 nov. 2022.
LEAL, L. R. et al. O ensino de História nas séries finais do ensino fundamental: história local e memória. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/24439 . Acesso em: 23 nov. 2022.
LUCENA, J. S.I. História de pescadores e pescadoras da Pedra Negra: uma proposta de educação patrimonial aplicada no ensino de História. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/33199 . Acesso em: 23 nov. 2022.
MARTINS, A. C. R. Patrimônio – o azulejo como recurso didático. Dissertação (Mestrado em Ensino da Educação Musical do Ensino Básico) – Instituto Politécnico de Coimba, ESEC- Escola Superior de Educação, 2017. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/18208 . Acesso em: 23 nov. 2022.
MARTINS, C. S. Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: o ensino de história no curso técnico em edificações do Instituto Federal do Tocantins do campus Gurupi – TO. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. Disponível em: https://abrir.link/JxiWo. Acesso em: 23 nov. 2022.
MARTINS, D. J. G. Da multiculturalidade na sala de aula à ópera como instrumento pedagógico. Dissertação (Mestrado em Ensino da Educação Musical do Ensino Básico) – Instituto Politécnico de Coimba, ESEC- Escola Superior de Educação, 2014. Disponível em: https://abrir.link/iFZOQ. Acesso em: 23 nov. 2022.
MELO, A; CARDOZO, P. F. Patrimônio, turismo cultural e educação patrimonial. Educação & Sociedade, v. 36, p. 1059-1075, 2015.
MIZERSKI, H. J. C. Ensino de ciências e interdisciplinaridade: relato de experiência no Canyon Guartelá. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23944 . Acesso em: 23 nov. 2022.
MONIZ, A. B. S; et al. " Pedagogia da memória" no século digital: tecnologias digitais para estudar História Local. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) - Universidade de Coimbra, 2020. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/93751 . Acesso em: 23 nov. 2022.
MOURA, A. O conhecimento na acção: investigação empírica sobre arte, aprendizagem cultural e educação artística baseada na prática. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 4–26, 2011.
MOURA, C. As Marias da Conceição: por um ensino de história situado, decolonial e interseccional. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/186013 . Acesso em: 23 nov. 2022.
OLIVEIRA, Cléo Alves P. Educação patrimonial no Iphan. Monografia (Especialização). Escola Nacional de Administração Pública, Brasília-DF, 2011. Disponível em: http://cmsportal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/educacao_patrimonial_no_IPHAN.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
PASTORE, M. C. Procedimento invertido: o ensino de história a partir das inquietações de jovens estudantes sobre morte na aula-visita ao cemitério. Dissertação (Mestrado Profissional em História, Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/8827 . Acesso em: 23 nov. 2022.
PEIXOTO, I. T. O património local como potenciador de uma aprendizagem interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básico. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação, Setúbal, 2022. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/39506 . Acesso em: 23 nov. 2022.
PELEGRINI, S. C. A. A gestão do patrimônio imaterial brasileiro na contemporaneidade. História, São Paulo, v. 27, p. 145-173, 2008.
PONTES, M. S.; et al. Construindo visibilidades na cidade de São/José/SC: uma proposta de ensino de história e patrimônio cultural dos povos africanos e afrodescendentes. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205886 . Acesso em: 23 nov. 2022.
PRADO, A. P. L. Em cena a história ensina: a produção de narrativas visuais na perspectiva da educação histórica. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://ri.ufmt.br/handle/1/3299. Acesso em: 23 nov. 2022.
QUEIROZ, N. N. A Educação Patrimonial como Instrumento de Cidadania. In: TOLENTINO, Átila B. (org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. Caderno Temático. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática, v. 3, p. 76-97, 2003.
SALDANHA, L. L. Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31800 . Acesso em: 23 out. 2022.
SANTOS, A. C. M. Da Casa Senhorial à Vila Operária: Patrimônio Cultural e Memória Coletiva. Revista Tempo Brasileir, Rio de Janeiro, v. 87, out/dez, 1986.
SCIFONI, Simone. Conhecer para preservar: uma ideia fora do tempo. Revista CPC, v. 14, n. 27esp, p. 14-31, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/157388. Acesso em: 13 nov. 2022.
SILVA, A. R. Educação patrimonial no ensino de História: a feira livre como espaço de aprendizagem histórica em Colinas do Tocantins. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, 2018. Disponível em: http://umbu.uft.edu.br/handle/11612/1734 . Acesso em: 23 out. 2022.
SILVA, C. H. S. Passeios pedagógicos: uma análise das potencialidades educativas das visitas a museus na compreensão dos alunos do ensino fundamental II. Dissertação (Metrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2019. Disponível em: https://abrir.link/TxbqS . Acesso em: 23 nov. 2022.
SILVA, G. L. F.; KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. Práxis Educativa, v. 11, n. 2, p. 531-534, 2016.
SILVA, L. C. R. A educação patrimonial como estratégia de ensino de História no Centro de Ensino Arlindo Ferreira de Lucena, em Barra do Corda - Maranhão. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021. Disponível em: http://umbu.uft.edu.br/handle/11612/2924 . Acesso em: 23 out. 2022.
SIVIERO, Fernando Pascuotte. Educação e patrimônio cultural: uma encruzilhada nas políticas públicas de preservação. Revista CPC, n. 19, p. 80-108, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/90786 . Acesso em: 20 set. 2022.
SOUSA, R. O. et al. "No tempo do pega": lugares e memórias da Balaiada no ensino de História em São Bernardo-MA. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Pará, Anenindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12904 . Acesso em: 23 nov. 2022.
SOUSA, V. B. Aprender História para a vida: novos olhares para o bairro em proposta de aula-oficina. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37991 . Acesso em: 23 nov. 2022.
SOUZA, R. C. A.; MELO, K. M. M.; PERINOTTO, A. R. C. O turismo a serviço da educação: as aulas-passeio promovidas por escola particular em Parnaíba (PI). Rosa dos Ventos, v. 3, n. 1, p. 51-61, 2011.
TAHA, M. S. Educação ambiental e educação patrimonial como prática pedagógica interdisciplinar para o ensino de ciência. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/handle/riu/4648 . Acesso em: 23 out. 2022.
TOLENTINO, Á. B. Educação patrimonial e construção de identidades: diálogos, dilemas e interfaces. Revista CPC, v. 14, n. 27esp, p. 133-148, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.