Práticas pedagógigas na educação patrimonial

um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.63215

Palavras-chave:

Educação Cultural, Abordagens Pedagógicas, Estratégia de Ensino, Patrimônio Cultural

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar as abordagens pedagógicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem relacionadas a Educação Patrimonial. Realizou-se um estudo bibliométrico por meio do indexador de pesquisas Google Acadêmico. Buscou-se pesquisas que abordassem de alguma forma, a Educação Patrimonial. As palavras-chave utilizadas foram: (1) “práticas pedagógicas” e (2) “educação patrimonial” e (3) “estratégia de ensino” entre os anos de 2010 a 2022. Ao todo, foram selecionadas 28 pesquisas. Para o estudo bibliométrico foi identificado: nome dos autores; ano de publicação; tipo de pesquisa; área de conhecimento; instituição e práticas pedagógicas que foram adotadas. A priori, destaca-se o baixo fluxo de pesquisas que apresentam as práticas pedagógicas, no entanto, as utilizadas favoreceram no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais eficaz e satisfatório tanto para os professores, quanto para os alunos. A área de história foi a mais representativa. Entre os tipos de pesquisas, as dissertações se destacaram em quantidade. Em grande parte dos estudos foi possível constatar que o patrimônio foi visto como meio, e os principais agentes do processo foram os sujeitos e suas experiências, contribuindo com o ambiente escolar e para além da escola na ressignificação do patrimônio cultural.

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Biografia do Autor

Renata Cordeiro Peguin, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Mestra em Estudos Culturais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

João Henrique Alves da Silva, Bacharelado em Atrquitetura e Urbanismo, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ-UFSC) .

Patricia Zaczuk Bassinello, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. 

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Peguin, R. C., Silva, J. H. A. da, & Bassinello, P. Z. (2024). Práticas pedagógigas na educação patrimonial: um estudo bibliométrico. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 14(27), 30-55. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.63215

Edição

Seção

Dossiê 27: Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologías e enfoque