Carnival street bands (blocos): popular cultures, hybrid cultures of street carnival in Rio de Janeiro

Authors

  • Maria Rita Dias de Almeida Fernandes Fundação Getúlio Vargas - mestranda em Bens Culturais e Projetos Sociais - CPDOC

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10438

Abstract

This article presents a reflection on Rio de Janeiro’s Street Carnival in the 21st century, especially in light of the phenomenon of the multiplicity of associations and diversity of formats, shades and intentions, as well as disputes over meanings and representativeness as presented by those involved – street bands (known as ‘blocos’), associations and public authorities – that seek anchoring in concepts such as “popular culture”, “tradition” and “identity” to justify their spaces of legitimacy. To conduct this analysis and demonstrate the difficulties of defining concepts in these fields, a dialogue is proposed between the ideas of historians Marta Abreu, with an analysis of her text “Popular Culture: a concept and various stories” and those of Nestor Canclini, in his book “Hybrid Cultures”.

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Author Biography

Maria Rita Dias de Almeida Fernandes, Fundação Getúlio Vargas - mestranda em Bens Culturais e Projetos Sociais - CPDOC

Mestranda no curso de Bens Culturais e Projetos Sociais do Cpdoc - Fundação Getúlio Vargas, com finalização prevista em março de 2017. Jornalista e economista, com especialização em Marketing pelo IAG – Master da PUC RJ, 
tem ampla vivência em projetos, eventos e atividades de comunicação e cultura. Consultora da Globo News para a cobertura de Carnaval.


Na Cultura, com grande atuação na retomada do carnaval de rua a partir da década de 1980, tem estado à frente do movimento e da primeira associação de blocos de rua fundada na cidade, a Sebastiana, da qual é uma das fundadoras e presidente há 12 anos. É representante dos Blocos de Rua do Rio na Comissão Especial de Carnaval da Riotur.

Realizou diversos festivais pelo país, com especial destaque para o Mercado Cultural (Bahia), do qual foi uma das produtoras, e no qual desempenhou durante 12 anos o cargo de diretora de comunicação, imagem e relações institucionais.

No Festival de Parintins, trabalhou por oito anos no atendimento à empresa Coca-Cola Brasil, com a realização de press trips, coletivas de imprensa, conexão com projetos sociais locais, construção de planos de relacionamento com stakeholders e projetos para os públicos de interesse.

Foi autora responsável pela coluna semanal Pelas Ruas no jornal O Dia, publicada às sextas-feiras, de visibilidade
e estímulo à cultura de rua do Rio, tema de seu interesse e estudo.

Tem trabalhado no planejamento, execução, direção de projetos corporativos de comunicação e projetos culturais. Já trabalhou para empresas como Caixa, Banco do Brasil, Coca-Cola, Brascan, CSN, Danone, Ambev, entre outras. Grande vivência em construção de cenários e na gestão de crises de imagem e reputação.

References

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Published

2016-08-11

How to Cite

Fernandes, M. R. D. de A. (2016). Carnival street bands (blocos): popular cultures, hybrid cultures of street carnival in Rio de Janeiro. PragMATIZES - Latin American Journal of Cultural Studies, (11), 138-149. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i11.10438

Issue

Section

Dossiê 11:Múltiplos Carnavais: Economia e política nas manifestações culturais populares