Bongar e vencer nos editais: políticas públicas culturais, mercado e grupos artísticos populares

Autores

  • Gabriela Pimentel Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Leonardo Leal Esteves Universidade Federal de Sergipe
  • Lady Selma Ferreira Albernaz Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10479

Resumo

Este trabalho resulta da junção de duas pesquisas, feitas separadamente, mas orientadas pela terceira autora que o subscreve. Ambas são relativas à cultura popular e suas relações com as políticas públicas de cultura por meio de editais, os quais podem requerer novas estratégias de organização destes grupos, bem como implicam em sua provável inserção, bem sucedida ou não, no mercado e indústria cultural, podendo ter desdobramentos para a autonomia de significados rituais que tais grupos expressam. Ambas as pesquisas basearam-se nos métodos da antropologia, por meio de trabalho decampo, que incluiu observação participante, elaboração de diário de campo, recolha de documentos, entrevistas. A análise de dados baseou-se na interpretação de significados, a maneira de Geertz (1989), e na teoria da prática, conforme Ortner (2007, 2011). Utilizamo-nos dos debates teóricos de José Jorge de Carvalho (2010) sobre as tensões e desigualdades que marcam as relações entre mestres e grupos de cultura popular, Estado e mercado de cultura, notadamente a indústria cultural. Para analisar estas questões, tomamos como referência o caso que nos parece bastante emblemático do grupo Bongar. A fundação e a atuação do Bongar salientam aspectos importantes sobre políticas públicas, voltadas às culturas populares, no estado de Pernambuco nas últimas décadas, cujas relações que são orientadas pelos instrumentos burocráticos dos editais para incentivo. Tentamos reunir sugestões para evitar que, nos editais, sejam feitas exigências que criem obstáculos para a autonomia financeira e ritual dos grupos de cultura popular.

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Biografia do Autor

Gabriela Pimentel Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Antropologia e Museologia, mestranda do

Programa de Pós-graduação em Antropologia

Leonardo Leal Esteves, Universidade Federal de Sergipe

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe.

Lady Selma Ferreira Albernaz, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada 2, Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2018-05-21

Como Citar

Araújo, G. P., Esteves, L. L., & Albernaz, L. S. F. (2018). Bongar e vencer nos editais: políticas públicas culturais, mercado e grupos artísticos populares. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, (14), 84-96. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i14.10479

Edição

Seção

Dossiê 14: Práticas socioculturais, patrimônio cultural e territórios