O transbordamento da atividade musical para as ruas e atualização do trabalho cultural precário

uma análise sobre os instrumentistas nômades cariocas

Autores

  • Kyoma Silva Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i21.49503

Palavras-chave:

músicos, trabalho cultural, precarização, neoliberalização

Resumo

Este artigo enseja investigar as condições de trabalho dos músicos instrumentistas que passam a se apresentar nas ruas da cidade do Rio de Janeiro ao longo da última década (2011-2020). Para isso, a partir da retórica sobre a concepção do artista como trabalhador identificada em uma das falas dos músicos entrevistados, são analisadas as condições instáveis de trabalho que levam os músicos a tocarem na rua, bem como a atualização desta instabilidade quando estes passam a desenvolver a atividade musical na cidade. A partir da tríade de conceitos trabalho, espaço e valor, identificamos que a prática musical nômade analisada é estruturada pela lógica da pluriatividade e da instabilidade da força de trabalho, ambas desdobramentos do processo de urbanização neoliberal, que assola a capital carioca nas três décadas.

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Biografia do Autor

Kyoma Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

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Publicado

2021-09-01 — Atualizado em 2022-03-02

Versões

Como Citar

Oliveira, K. S. (2022). O transbordamento da atividade musical para as ruas e atualização do trabalho cultural precário : uma análise sobre os instrumentistas nômades cariocas. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(21), 48-66. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i21.49503 (Original work published 1º de setembro de 2021)

Edição

Seção

Dossiê 21: Trabalho cultural e pre carização