(Re)construcción de ethos e identidad negra en dos canciones del disco Ladrão, de Djonga

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65326

Palabras clave:

Retórica, Argumentação, Doxa, Ethos, Rap

Resumen

Según el idioma portugués, un “ladrón” es una persona que comete el acto de hurtar o hurtar, además de ser también una persona deshonesta. A menudo, los jóvenes negros son vistos y/o juzgados como ladrones por el color de su piel. Es desde esta perspectiva que el rapero minero Djonga lanzó en 2019 el álbum titulado Ladrão. En el álbum, el músico intenta deconstruir esta imagen previa (ethos) que se forma en torno a la población negra. Es a través del arte y el discurso que el rapero busca empoderar al sujeto negro, al mismo tiempo que refuerza la demanda de espacios y derechos. Por ello, este artículo busca investigar la manera en que el músico, a partir de sus canciones, utiliza técnicas argumentativas para deconstruir y, efectivamente, construir una nueva imagen sobre la población negra.

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Biografía del autor/a

  • Leandro Moura, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras: Estudos da Linguagem e Licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. No mestrado, buscou observar a relação entre a prosódia e os demais elementos linguísticos na construção de sentido crítico e de sentido irônico em debates eleitorais. Em seu período de doutoramento, investigou a construção prosódico-argumentativa das emoções em um interrogatório e um esclarecimento, aos quais foram submetidos o acusado e a vítima de um crime de tentativa de feminicídio. Atua, principalmente, nos seguintes temas: retórica, argumentação, prosódia, estudo das emoções, crimes contra a mulher.

  • Benedicto Roberto Alves Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Letras, licenciatura em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem interesse pelas áreas da: retórica, argumentação, análise do discurso, análise do discurso digital, enunciação e ativismo digital.

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Publicado

2025-09-10

Número

Sección

Dossiê 28: Hip-Hop no Brasil: a produção de sentidos e as transformações da cult

Cómo citar

(Re)construcción de ethos e identidad negra en dos canciones del disco Ladrão, de Djonga. (2025). PragMATIZES – Revista Latinoamericana De Estudios En Cultura, 15(28), 165-184. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65326