"Filin" y método en La Havana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.42980

Palabras clave:

Alejo Carpentier, América Latina, Literatura, Metodologia, Ensayo

Resumen

Es un ensayo en primera persona sobre la experiencia de la investigación de campo, realizada en La Habana, sobre la obra del escritor cubano Alejo Carpentier. El ensayo articula la reflexión autobiográfica con algunas hipótesis desarrolladas durante la investigación. Con una narrativa fácil y atractiva, tiene la intención de traer una imagen realista de la investigación científica en el campo de las humanidades, despertando interés en la aventura de la imaginación sociológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Neder-Cerqueira, Universidade Federal Fluminense.

Sociólogo, Cientista Político e Historiador. Professor credenciado ao Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (PPCULT/UFF) e pós-doutorando pela FAPERJ Nota 10 no mesmo programa. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2016). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2010). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2006). Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2010). Pesquisador assistente do Laboratório Cidade e Poder (LCP/UFF) desde 2004. Membro do corpo editorial de Passagens: revista internacional de história política e cultura jurídica. Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia e História, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, Teoria da História e Pensamento Social no Brasil e na América Latina. Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre a modernidade vienense na virada para o século XX a partir da obra do dramaturgo Arthur Schnitzler (2010). A pesquisa foi publicada pela Editora Prismas com o título "O Homem Desconfortável: poder e modernidade em Arthur Schnitzler" (2015). Defendeu tese de doutorado "Relações de força na passagem à modernidade: cultura, poder e subjetividade" em História Social pesquisando as obras de Sérgio Buarque de Holanda, Jorge Luis Borges e Alejo Carpentier (UFF, 2016). A pesquisa foi contemplada com a Bolsa FAPERJ Nota-10. Atuou como assistente editorial de "Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica" (2010-2014). Músico e poeta, Marcelo participou da Oficina de Música Universal do maestro Itiberê Zwarg, no Rio de Janeiro, entre 2001 e 2014, performando como violonista na gravação de dois discos: "No Caminho da Paz" (2006) e "Que nem o mundo (2011)", ambos projetos fonográficos desenvolvidos com composições e arranjos de Itiberê Zwarg. Desde 2006, Marcelo atua regularmente como violonista e compositor em diversos projetos artísticos e culturais. Em 2011, publicou a coletânea de poemas "Versos que me fizeram", pela Editora Multifoco. Temas principais: poder, modernidade e estética; teoria política, literatura, epistemologia da história, sociologia da cultura, pensamento social e político na América Latina.

Citas

CARMO, Maria Suzana Moreira do. “Fedra”, de Jean Racine: moral do século XVII e criação literária. Letras, Santa Maria, v. 24, n. 49, p. 153-174, jul./dez. 2014.

CARPENTIER, Alejo. ¡Ecué-Yamba-Ó! São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

CARPENTIER, Alejo. “El bairro de San Sulpicio”. In: Crónicas. La Havana: Editorial Letras Cubanas, 1985, pp. 399-403.

CARPENTIER, Alejo. “El encanto cosmopolita del Bairro Latino”. In: Crónicas. La Havana: Editorial Letras Cubanas, 1985, pp. 380-384.

CARPENTIER, Alejo. A harpa e a sombra. Rio de Janeiro: editora Bertrand Brasil S. A., 1987.

CARPENTIER, Alejo. Cartas a Toutuche. La Havana: Editorial Letras Cubanas, 2010.

CARPENTIER, Alejo. Concerto Barroco. São Paulo: Companhia da Letras, 2008.

CARPENTIER, Alejo. O século das luzes (1962). São Paulo: Círculo do livro, 1989.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia. das Letras, 1986.

GINZBURG, Carlo. Relações de Força: histórica, retórica e prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MALINOWSKI, Bronislaw. “Prefácio”. In: ORTÍZ, Fernando. Contrapunto cubano del tabaco y elazúcar. Caracas, Venezuela: Biblioteca Ayacucho, 1987.

NEDER CERQUEIRA, Marcelo. Explosão na catedral: Poder, Cultura e Modernidade na América Latina.Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro: vol. 11, no 2, maio-agosto, 2019, p. 177-202

NEDER CERQUEIRA, Marcelo. Relações de força na passagem à modernidade naAmérica Latina: cultura, poder e subjetividade. Tese (Doutorado em História). Programa dePós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói,2016.

ORTÍZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y elazúcar. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1987.

PADURA, Leonardo. Máscaras. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

SCHNAIDERMAN, Boris. “MAIAKÓVSKI: evolução e unidade”. In: MAIAKÒVSKI.Poemas. SCHNAIDERMAN, Boris; CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de (tradutores e orgs.). São Paulo: Perspectiva, 2008.

WISNIK, José Miguel. O que se pode saber de um homem? Revista Piauí, n. 109. Rio de Janeiro: Editora Alvinegra, outubro de 2015.

ZIZEK, Slavoj. “Como Marx inventou o sintoma?” In: ZIZEK, Slavoj (org). Um Mapa da Ideologia. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1996.

Publicado

2020-09-01

Cómo citar

Neder-Cerqueira, M. (2020). "Filin" y método en La Havana. PragMATIZES – Revista Latinoamericana De Estudios En Cultura, 10(19), 407-453. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v10i19.42980

Número

Sección

Ensaios