(Re)construção do ethos e da identidade negra em duas canções do álbum Ladrão, de Djonga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65326

Palavras-chave:

Retórica, Argumentação, Doxa, Ethos, Rap

Resumo

Conforme a língua portuguesa, “ladrão” é aquela pessoa que pratica o ato de roubar ou furtar, além de ser corresponder, também, a uma pessoa desonesta. Frequentemente, jovens negros são vistos e/ou julgados como ladrões devido à cor da pele. É a partir dessa perspectiva que o rapper mineiro, Djonga, lançou o álbum intitulado Ladrão, em 2019. No álbum, o músico tenta desconstruir essa imagem prévia (ethos) que é formada em volta da população negra. É por meio da arte e do discurso que o rapper busca empoderar o sujeito negro, ao mesmo tempo em que reforça a reinvindicação de espaços e direitos. Desse modo, o presente artigo busca investigar a maneira como o músico, a partir de suas músicas, utiliza técnicas argumentativas para descontruir e, efetivamente, construir uma nova imagem acerca da população negra.

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Biografia do Autor

  • Leandro Moura, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras: Estudos da Linguagem e Licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. No mestrado, buscou observar a relação entre a prosódia e os demais elementos linguísticos na construção de sentido crítico e de sentido irônico em debates eleitorais. Em seu período de doutoramento, investigou a construção prosódico-argumentativa das emoções em um interrogatório e um esclarecimento, aos quais foram submetidos o acusado e a vítima de um crime de tentativa de feminicídio. Atua, principalmente, nos seguintes temas: retórica, argumentação, prosódia, estudo das emoções, crimes contra a mulher.

  • Benedicto Roberto Alves Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Letras, licenciatura em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem interesse pelas áreas da: retórica, argumentação, análise do discurso, análise do discurso digital, enunciação e ativismo digital.

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Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Dossiê 28: Hip-Hop no Brasil: a produção de sentidos e as transformações da cult

Como Citar

(Re)construção do ethos e da identidade negra em duas canções do álbum Ladrão, de Djonga. (2025). PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 15(28), 165-184. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v15i28.65326