Sentindo do nosso jeito: humores e estudos culturais

Autores

  • Paulo Rodrigues Gajanigo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i10.10427

Resumo

Este ensaio é uma contribuição a uma investigação inicial sobre a utilidade de “humor” [mood] como uma categoria analítica para os estudos culturais e de comunicação. Aqui ofereço algumas descrições de paisagens de humor que demonstram a maneira como humor pode nos levar a um mundo material de orientação, afinação e atmosfera. Sugiro também que os estudos culturais, como uma forma escritível, pode também, de forma geral, se engajar produtiva e politicamente com os humores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Rodrigues Gajanigo, Universidade Federal Fluminense
    Professor Adjunto de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ALTIERI, Charles. The Particulars of Rapture: An Aesthetic of the Affects. Ithaca, NY: Cornell University Press, 2003.

BOURDIEU, Pierre. Outline of a Theory of Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

BRECHT, Bertold. “The Popular and the Realistic”. In: Brecht on Theatre. London: Methuen, 1964.

CERTEAU, Michel de. The Practice of Everyday Life. Berkeley: University of California Press, 1984.

FELSKI, Rita; FRAIMAN, Susan. “Introduction”, New Literary History, 43, 2012.

GUIGNON, Charles. “Moods in Heidegger’s Being and Time”. In: CALHOUN, Cheshire; SOLOMON, Robert C. [orgs.] What is an Emotion? Classic Reading in Philosophical Psychology. New York: Oxford University Press, 1984.

HEIDEGGER, Martin. Being and Time. New York: Harper Perennial, 2008.

RANCIÈRE, Jacques. The Politics of Aesthetics: The Distribution of the Sensible. London: Continuum, 2004.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)

Como Citar

Sentindo do nosso jeito: humores e estudos culturais. (2016). PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 10, 95-108. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i10.10427