A “arte da malandragem" entre a farsa e a tragédia - uma narrativa dramática de longa duração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.46951

Palavras-chave:

Favor; malandragem; jeitinho; corrupção; farsa; tragédia.

Resumo

A obra literária não é uma fala sobre a realidade mas um modo de falar a sociedade. Com base nessa premissa etnográfica, o texto explora a relação simbólica da literatura com alguns momentos da história cultural e política brasileira desde o Império. O objetivo é analisar a mudança de significado da malandragem ao longo do tempo destacando suas aproximações e diferenças com outras categorias do imaginário cultural e político brasileiro como o favor, o jeitinho, a corrupção, que embora vistos com desconfiança e descredito hoje, ainda assim revelam de forma densa e critica aspectos significativos da realidade contemporânea. Assim a “arte da malandragem”, entendida como um conjunto de representações e práticas simbólicas, constitui uma narrativa de longa duração na qual se revela o drama de uma sociedade cuja história oscila entre a farsa e a tragédia.

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Biografia do Autor

Gilmar Rocha, UFF

Doutor Antropologia Cultural (PPGSA/IFCS/UFRJ).

Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE)

Programa de Pós Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT)

Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

Rocha, G. (2021). A “arte da malandragem" entre a farsa e a tragédia - uma narrativa dramática de longa duração. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 358-385. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.46951

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)