O Slam

linguagem, conhecimento e conscientização

Autores

  • Miguel Ahumada Cristi UNILA
  • Aislene da Silva Lopes Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53417

Palavras-chave:

Slam, conhecimento, linguagem, conscientização

Resumo

O slam é um movimento cultural e artístico de origem norte-americano. No Brasil, ele é especialmente cultivado pela população negra das periferias. Este artigo teve como objetivo abordar o slam desde uma perspectiva interdisciplinar: histórica, social e pedagógica. Nesse sentido, o texto aborda três esferas deste movimento: a trajetória histórica dos sentidos e significados do slam; a cultura do slam e a produção de conhecimento; a natureza pedagógica do slam, isto é, a conscientização pela linguagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Ahumada Cristi, UNILA

Doutor em Educação e Sociedade pela Universitat de Barcelona, Espanha

Aislene da Silva Lopes, Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

graduanda de História/Licenciatura na Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BALBINO, Jéssica. Pelas margens: vozes femininas na literatura periférica. UNICAMP: Dissertação de mestrado, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base (Consulta: 20/03/2021)

D’ALVA, Roberta. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça – o poetry slam entra em cena. São Paulo: Synergies Brésil, n° 9, 2011.

DE JESUS, Carolina. Quarto de despejo. Edição Popular: 1960.

DE MELO, Carolina; DOS ANJOS, Ana. O slam na encruzilhada dos Estudos Culturais. 44 Encontro Anual da ANPOCS-Brasil. Disponível em: https://www.anpocs2020.sinteseeventos.com.br/ (Consulta: 15/03/2021)

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Daniela. Slam Resistência: poesia, cidadania e insurgência. Brasília: Estúdios de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 59, 2020.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir, a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

INCB, Naciones Unidas. Las drogas, la delincuencia y la violencia: los efectos a nivel microsocial. 2003. Disponible en: https://www.incb.org/documents/Publications/AnnualReports/Thematic_chapters/Span i sh/AR_2003_S_Chapter_I.pdf (Consulta: 05/05/2021)

KILOMBA, Grada. O racismo está sempre se adaptando ao contemporâneo. Entrevista na Revista CULT, 7 de abril de 2016. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/grada-kilomba/ (consulta: 15/03/2021)

MIRÓN, María. Entre la casa y el ágora: género, espacio y poder en la polis griega. Revista La Aljaba, Segunda Época, Vol. XVIII, 2014.

NASCIMENTO, Jenyffer. Terra Fértil. São Paulo: Mjiba. 2014.

NEVES, Cynthia. Slams – letramentos literários de reexistência ao/no mundo contemporâneo. São Paulo: Linha D'Água, v. 30, n. 2, 2017.

PANTOJA, Deusyene; RODRIGUES, Enmilly; ABRANTES, Diego. O negro e o racismo no brasil: ênfase nas consequências psicológicas. Macapá: Arquivos Científicos (IMMES), v. 2, n. 2, 2019.

RIBEIRO, Paula; COSTA, Carlos. Racismo de estado, biopoder e negligência: retratos da saúde na história brasileira. Revista EPOS; Rio de Janeiro - RJ, Vol.7, nº 1, 2016.

ROSA, Carolina; SILVA, Gilberto. Carolina Maria de Jesus e o pensamento liminar na literatura brasileira. Revista Estudos Feministas, vol. 28 N°2, 2020.

SALOM, Julio; PIRES, Warley. La explosión de los slams de poesía hablada en Brasil. UNAL: Literatura: teoría, historia, crítica, vol.22, n°2, 2020.

VIANA, Leidiana. Poetry slam na escola: embate de vozes entre tradição e resistência. 2018. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

Cristi, M. A. ., & Lopes, A. da S. (2022). O Slam: linguagem, conhecimento e conscientização. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(23), 165-190. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i23.53417

Edição

Seção

Dossiê 23: Artes e Culturas nas Cidades