Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Como publicar: Os artigos e resenhas submetidos à Revista Estudos Políticos devem ser inéditos e exclusivos durante seu processo de avaliação. Eles passam por avaliação de adequação editorial e, em seguida, por avaliação por pares cega de pareceristas ad hoc. Devem ser enviados por doutores e doutoras.

Os artigos devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, sem identificação de autoria, e devem ter entre 9.000 e 11.000 palavras, incluindo bibliografia. Eles deverão conter título, palavras-chave e resumo em português e espanhol e inglês, com indicação de objetivos, métodos e conclusões em até 400 palavras. Os autores devem informar, em arquivo separado, titulação, formação, instituição, cargo, país, estado, cidade, áreas de interesse, e-mail e ORCID.

As resenhas devem ser escritas em português ou espanhol e devem ter entre 1500 e 4000 palavras (cerca de 8 laudas), apresentando um título breve e as referências bibliográficas completas da obra resenhada, inclusive número de páginas.

Os autores de artigos e resenhas devem observar ainda as seguintes orientações:

As notas de rodapé devem ser feitas como notas de fim e não devem ultrapassar três linhas. Também devem conter informações complementares e de natureza substantiva. As referências das notas devem ser apresentadas em alfabeto romano.

As referências de autoria, ao longo do texto, devem seguir a forma (Autor, data) ou (Autor, data: página), como nos exemplos (LESSA, 2006) e (LESSA, 2006: 47). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles devem ser diferenciados por uma letra após a data, como no exemplo: (NICOLAU, 1995a), (NICOLAU, 1995b).

As referências bibliográficas, indicadas ao final do artigo, devem seguir o padrão dos exemplos a seguir:

# Livros: Gilberto. Sobrados e Mucambos. Rio de Janeiro/ São Paulo: Editora
Record, 2000.

# Artigos em coletânea: VIANNA, Luiz Werneck. “O Estado Novo e a ‘ampliação’ autoritária da República”. In: Carvalho, Maria Alice Rezende de (org.). República no Catete. Rio de Janeiro: Museu da República, 2000, pp. 56-79.

# Artigo em periódico: ARAÚJO, Cicero. “O Estado como Parte da República”. Dados, 2012, vol.55, no.3, pp.569-606.

# Teses e dissertações: (JALLES, 2007, p. x) ou JALLES, Christiane de Paula. Combatendo o bom combate: política e religião nas crônicas jornalísticas de Gustavo Corção (1953-1976). Rio de Janeiro: tese de doutorado, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, 2007.

Não há qualquer tipo de encargo financeiro para os autores que desejam publicar na revista. A manutenção da mesma é realizada através de editais de fomento a pesquisa e recursos próprios dos editores.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.