Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista
  • A submissão virá acompanhada de arquivo apartado contendo todos os dados da biografia profissional do autor solicitados nas Diretrizes para Autores
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores .
  • O autor ou um dos coautores dispõe do título de doutor

Diretrizes para Autores

Orientações para a preparação dos manuscritos

I. A Revista Estudos Políticos - REP publica as seguintes contibuições (para mais detalhes, ver as orientações de estilo):

  • Artigos – até 9000 palavras (incluindo referências e notas; avaliação duplo-cega por pares)
  • Ensaios – até 3000 palavras (incluindo referências e notas)
  • Resenhas – até 1500 palavras (incluindo referências e notas)
  • Traduções – até 9000 palavras (incluindo referências e notas)
  • Entrevistas e críticas de arte - até 1500 palavras

II. A Revista Estudos Políticos - REP não cobra taxas pela submissão ou para avaliar os artigos.

III. Uma avaliação preliminar é realizada quando do recebimento da submissão. Antes de realizar a submissão, pedimos que o autor verifique que seu manuscrito segue as seguintes orientações:

  1. Quanto à garantia da avaliação duplo-cega por pares, o completo anonimato do manuscrito deve ser assegurado antes da submissão. Portanto, pedimos que o nome do autor não conste do documento submetido. 
  2. Quanto à titulação necessária, condicionamos ao grau de doutor a possibilidade de submissão. Nos casos de coautoria, o primeiro autor deve dispor do título de doutor. 
  3. Quanto aos dados necessários à submissão, informações da biografia profissional de todos os autores do artigo devem ser enviadas, em arquivo apartado, na mesma ocasião da submissão. Reconhecemos o envio de tais dados como necessário para o aceite da submissão. Os dados da biografia profissional de todos os autores que devem ser disponibilizados são:
  • Nome completo;
  • Área e instituição da maior titulação;
  • Cargo e inserção institucional atual;
  • Enlace (link) para o Currículo Lattes;
  • Enlace (link) para a identidade ORCID;
  • Correio eletrônico (email).
  1. Quanto ao Resumo, consideramos tais orientações para a elaboração do Resumo e do Abstract como condições necessárias:
  • Resumo de 180 a 250 palavras, seguido de 5 a 8 Palavras-chave em língua portuguesa;
  • Abstract de 180 a 250 palavras seguido de 5 a 8 Keywords em língua inglesa;
  • Tanto o Resumo quanto o Abstract devem conter uma síntese das seguintes informações: Objetivo; Método; Resultados; Conclusões do documento (ABNT NBR 6028-1990).
  1. Quanto ao Estilo, os textos dos artigos devem ser escritos com as seguintes características:
  • Concisão e clareza;
  • Formato .doc (Microsoft Word);
  • Margens do documento com 3cm (superior, inferior, direita e esquerda);
  • Texto com espaçamento 1,5 (incluindo referências bibliográficas)
  • Notas de rodapé com espaçamento simples;
  • Corpo do texto justificado;
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Páginas não numeradas;
  • O título do artigo deve acompanhar a margem esquerda do documento;
  • Nem o título do artigo, nem os títulos das suas seções devem ser escritos inteiros com letras maiúsculas;
  • Os títulos e subtítulos das seções do artigo devem ser numerados, à exceção das seções Introdução/Apresentação, Conclusão e Referências Bibliográficas, que não devem ser numerados;
  • O recurso a notas de rodapé deve ser mínimo e restrito a quando for adequado explicar e expandir o argumento, não devendo ser utilizado para fazer referências bibliográficas;
  • A numeração das notas de rodapé deve ser consecutiva, em numerais arábicos e deve estar conectada ao corpo do texto, de maneira que adições e supressões atualizem automaticamente todas as notas ao longo do texto;
  • Notas de rodapé devem ser postas após a pontuação.
  1. Quanto às Referências, estas devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética por sobrenome do autor, em seção intitulada Referências Bibliográficas e utilizando os parâmetros e exemplos do Chicago Manual of Style.
  2. Quanto às Citações, estas devem observar o sistema autor-data utilizando os parâmetros e exemplos do Chicago Manual of Style.

IV. Quanto ao envio dos manuscritos, as submissões deverão ser feitas eletronicamente, através da plataforma da REP. Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).

V. Quanto à política de acesso aberto, a REP não cobra pela submissão e processamento dos manuscritos e garante acesso aberto, cobrando pelo acesso aos artigos. Assim, orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.

Memória

A seção recebe contribuições Artigos, Entrevistas, Ensaios, Críticas de arte, Resenha etc. Apenas as submissãoes para a seção Artigos passarão pela avaliação duplo-cega por pares. Nestes casos, os autores deverão observar as regras para a elaboração dos manuscritos. Tais regras estão disponíveis na página Diretrizes para Autores, no site da REP.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.