Chamada - Dossiê Diretas Já, 40 Anos: Movimentos de Massa e Modernização Conservadora no Brasil

A Revista Estudos Políticos [REP] abre chamada pública para artigos do Dossiê Temático: “Diretas Já!, 40 anos: Movimentos de Massa e Modernização Conservadora no Brasil”, organizado pelos professores pesquisadores Dr. Paula Pimenta (UFSC) e Dr. Leonardo Silva Andrada (UFJF).

Em 2024 o movimento Diretas Já!, um dos maiores movimentos de massa da história brasileira, completa 40 anos. A efeméride se apresenta como um convite à reflexão sobre as características, condições e vicissitudes de movimentos de massa em uma formação social cujo desenvolvimento histórico é marcado por conciliações entre elites, caracterizado como modernização conservadora. Considerando esse traço excludente, largamente debatido em clássicos do pensamento brasileiro, o surgimento de articulações políticas de base popular suscita questões teóricas para sua adequada interpretação. O movimento Diretas Já!, mobilizou uma multidão na fase final da ditadura burgo-militar, pressionando para que o fim do regime coincidisse com eleições diretas para a presidência da República. Ainda que o objetivo não tenha sido alcançado, a dinâmica impulsionada pelo processo teve impactos decisivos na transição para a Nova República. 

As condições econômicas, sociais e políticas para que ações populares se desenvolvam, sua relação com a institucionalidade, os atores, horizonte político e formas de ação, as razões para seu desfecho são aspectos relevantes para a discussão. O evento Diretas Já! pode servir como ensejo para pensar, de forma mais abrangente, as possibilidades e limites de movimentos de massa no Brasil, e de que forma essa modalidade de ação política pode contribuir para o envolvimento das bases populares em uma política efetivamente democrática.

Os trabalhos devem envolver contribuições teóricas e/ou empíricas sobre eixos temáticos do Dossiê.

Eixos Temáticos

  • Antecedentes e condicionantes do movimento Diretas Já! no Brasil - Como foi construído o movimento? Que processos e dinâmicas sociais levaram à sua eclosão?
  • Impacto do movimento na conjuntura política - Como o Diretas Já! reverberou na política nacional? Que influência teve na correlação de forças, nas definições para as eleições para presidente, na atuação dos grupos? Como o movimento se relacionava com a política institucional?
  • Movimentos, organizações e personalidades atuantes no processo - Quais sujeitos políticos estiveram diretamente envolvidos no processo? Como as forças não hegemônicas se posicionaram a respeito? Alguma liderança se destacou e foi incorporada à vida pública após esses eventos?
  • Classes sociais e a transição democrática - Como foi articulada a relação entre as classes e a dinâmica de desmonte de ditadura e construção da Nova República? Que papel desempenharam as organizações e entidades de classe no processo?
  • Balanço teórico das análises do movimento Diretas Já! e suas consequências - Como o movimento foi interpretado nas diferentes áreas teóricas? Como foram tratadas as conexões entre este processo e o andamento da política brasileira posterior?
  • Interpretações abrangentes sobre movimentos de massa - Como se definem movimentos de massa, suas características, composição e formas de ação? Que particularidades esses movimentos apresentam nas condições de modernização conservadora? Que aspectos contribuem para seu desenvolvimento, e que condicionantes impõem limites à sua intervenção concreta?

A seleção será baseada na adequação à temática da chamada, bem como em critérios de originalidade, atualidade, relevância científica, consistência teórica e empírica e aprofundamento analítico.  Os manuscritos selecionados previamente pelos organizadores do dossiê serão remetidos à avaliação duplo-cega por pares. 

As submissões para o dossiê devem observar as normas de publicação da revista, disponíveis em:  https://periodicos.uff.br/revista_estudos_politicos/about/submissions#authorGuidelines

Ficha Técnica

Organizadores do Dossiê: Dr. Leonardo Silva Andrada (UFJF) e Dr. Paula Pimenta (UFSC)

Cronograma

Prazo para submissão de resumos: 08/04/2024, pelo site da REP

Resultado: 15/04/2024

Prazo para submissão dos textos completos: 15/05/2024, pelo site da REP