Chamada - Dossiê Dimensões do Digital na Antropologia e Sociologia do Direito

A presente proposta de Dossiê pretende uma reflexão sobre as diversas perspectivas do digital nos campos do estudo da Antropologia e Sociologia do Direito, e de forma mais geral, dos autores que têm utilizado essa perspectiva do digital nas pesquisas empíricas para a compreensão do fenômeno jurídico. Pensar na perspectiva de uma antropologia e sociologia sobre o digital não significa apenas deslocar o trabalho de campo para o âmbito das redes sociais e afins, antes esse movimento pretende uma maior compreensão da internet como um ambiente. Por ambiente, pensa-se em como as próprias plataformas podem ser incorporadas num fluxo de sociabilidade. Assim, existem diferentes formas de habitar um mesmo aplicativo, por exemplo. Também deve ser sublinhado que o fluxo nas diversas plataformas não existe de forma estanque, mas são como constelações ou ecossistemas, seja por serem interconectadas por trânsito de pessoas, seja pelo agenciamento da própria tecnologia. (LEITÃO, GOMES, 2017; VAN DIJCK, 2013).

O interesse de diversas áreas de pesquisa das Ciências Sociais nesta temática, como a Ciência Política, Antropologia do Direito e a Sociologia do Direito, aumentou diante do vírus Covid-19 e se, inicialmente, foram realizadas pesquisas sobre as diferentes transposições das relações face-a-face para o meio digital, agora é importante compreender como muitos destes improvisos e adaptações alcançaram e se mantém entre indivíduos e grupos que de outra forma não adentrariam espaços digitais. Os usos do digital no trabalho de campo demandam um investimento em formação, visto que o trabalho etnográfico está distante da aplicação manualizada de métodos estabelecidos de forma independente da realidade particular que se procura conhecer. Nesse sentido, uma das inovações que esses estudos trazem ao campo jurídico é a construção de mosaico de estratégias para apreensão da realidade social conforme cada situação de campo a partir do arcabouço teórico de formação do antropólogo. A ideia é reunir os trabalhos que dialoguem com questões específicas das pesquisas empíricas em direito sobre e no digital. Além das questões metodológicas, serão recebidas pesquisas realizadas em ambientes como facebook ou twitter, audiências on-line, regulação do trabalho no digital, conflitos no digital, entre outras problemáticas.

***

 

A seleção será baseada na adequação à temática da chamada, bem como em critérios de originalidade, atualidade, relevância científica, consistência teórica e empírica e aprofundamento analítico.  Os manuscritos selecionados previamente pelos organizadores do dossiê serão remetidos à avaliação duplo-cega por pares.

As submissões para o dossiê devem observar as normas de publicação da revista, disponíveis em:  https://periodicos.uff.br/revista_estudos_politicos/DA

Ficha Técnica

Site da REP:  https://periodicos.uff.br/revista_estudos_politicos/index

Contato: revistaestudospoliticos@gmail.com

Organizadores do Dossiê

Luiza Aragon

Fabio de Medina

Cronograma para submissões*

(submissões de resumos e textos completos sempre pelo site da REP)

Prazo para submissão dos textos completos: 28/02/2025