Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Informação sobre a REP
Equipe Editorial
Conselho Editorial
Contato
Atual
Arquivos
Chamadas
Chamada - Dossiê A Aula como Ato Ético, Estético e Político
Chamada - Dossiê Dimensões do Digital na Antropologia e Sociologia do Direito
Chamada - Dossiê Diretas Já, 40 Anos: Movimentos de Massa e Modernização Conservadora no Brasil
Fluxo Contínuo
COMO PUBLICAR
Diretrizes para Autores
Diretrizes para Proponentes Dossiês Temáticos
Declaração de Direito Autoral
Política de Privacidade
Political Studies Review (English version)
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 16 n. 31 (2025): 2025/01
v. 16 n. 31 (2025): 2025/01
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i31
Publicado:
2025-03-26
Editorial
Editorial
Os Editores
13
PDF
Apresentação
Apresentação
Marisol Barenco , Daniel Gaivota, Jader Moreira Lopes, Maria das Graças Gonçalves
16 - 20
PDF
Artigos
Panorama das perspectivas conceituais da aula na atualidade: sobre tensionamentos e entendimentos
Gilcimar Bermond Ruezzene, Kátia Morosov Alonso
24 - 48
PDF
Os contos africanos, o podcast e as reverberações entre crianças e professora
Maria das Graças Gonçalves, Priscila Marques Mateus da Silva
49 - 72
PDF
As vivências espaciais das crianças como conteúdo programático no livro de geografia
Daniel Luiz Poio Roberti, João Victor Costa de Oliveira
73 - 91
PDF
As grandes rochas, fogueiras e muitas rodas: o sentido de aular nas ancestralidades africanas
Jader Janer Moreira Lopes, Angela Monteiro Pereira
92 - 113
PDF
O que pode uma aula como ato ético, estético e político?
Maristela Barenco Corrêa de Mello
114 - 132
PDF
Práticas de aula - Atos responsáveis em escuta
Márcia de Souza Menezes Concencio
133 - 159
PDF
Folhas, sabores, saberes e memórias: a aula como acontecimento afrodiaspórico
Maria das Graças Gonçalves, Ladjane Alves Sousa, Fátima Santana Santos
160 - 185
PDF
Teorias narrativas em educação: narrativas e teorias vividas nas aulas
Liana Arrais Serodio, Guilherme do Val Toledo Prado
186 - 201
PDF
Entre vermelhos e barricadas: docência e movimento estudantil na escola de belas artes da ufrj em 2024
Martha Werneck de Vasconcellos
202 - 226
PDF
Aulas antirracistas: mulheres negras sensacionais
Maria das Graças Gonçalves, Priscila Marques Mateus da Silva, Andrew César Batista Carneiro
227 - 248
PDF
Ética horizontal e dialógica da autoria e do ensino da criação em sala de aula. Atos estéticos e políticos para gerar espaços de emancipação social comunitária
Patricia Medina Melgarejo, José Ignacio Rivas Flores, Miguel Darío Hidalgo Castro, Gary Gari Muriel
249 - 275
PDF
Como a universidade pode voltar a ser uma ideia
Jan Masschelein, Maarten Simons; Daniel Gaivota
276 - 296
PDF
Redes locais e a viabilização de atividades empoderadoras na natureza: diálogos do design em parceria com a pesquisa (pós) qualitativa e o conceito de amorosidade espacial
Rita Maria De Souza Couto, Roberta Portas, Marianne Von Lachmann
297 - 321
PDF
Práticas pedagógicas antirracistas na educação escolar quilombola, em rasa e caveira.
Gessiane Ambrosio Nazario, Juliana Pacheco de Oliveira
322 - 347
PDF
A aula como ato estético, ético e político: explorando possibilidades a partir das contribuições de michel de certeau
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria Terezinha Bretas Vilarino
348 - 370
PDF
Ensaios
Girar a maçaneta: querela como ato pedagógico no território da sala de aula
Joaquim Rauber, Ivaine Maria Tonini, Jader Janer Moreira Lopes, Alana Morari Rauber
374 - 389
PDF
Aulas fora da escola: reflexões sobre o turismo pedagógico em programas estaduais do paraná e no projeto de lei nacional
Elizabete Sayuri Kushano
390 - 409
PDF
A enunciação do drama no encontro com o outro: professor, estudante e instituições de ensino
Luiz Miguel Pereira
410 - 424
PDF
O que pode a aula? Experiências filosóficas colombianas em narrativa
Daniel Gaivota, Cristiane Fátima Silveira, Mayara Ramos da Cunha
425 - 444
PDF
A ‘aula’ como ‘acontecimento vivo’ do ofício de ‘ser professor’: sentidos, dimensões, espaços & tempos
Sheyla Maria Fontenele Macedo, Adriana Rosicléia Ferreira, Elano César Diógenes Tavares, Claudiana Maria da Costa Barros Castro
445 - 467
PDF
La lezione come incontro e come progetto di rapporti “fuori identità”
Augusto Ponzio
468 - 479
PDF
A aula é um corte críptico
Daniel Gaivota
480 - 500
PDF
Eventualidades que surgem quando uma escola aceita se perder na ignorância
Cleber Abreu da Silva
501 - 518
PDF
Concerto e jazz para o ceticismo em sala de aula
Cesar Kiraly
519 - 542
PDF
Aula: a formação in status nascendi
Marisol Barenco de Mello
543 - 563
PDF
Traduções
A aula como encontro e como projeto de relações “fora da identidade”
Marisol Barenco de Mello
566 - 578
PDF
Número Completo
v. 16 n. 31: 2025/01
Revista Estudos Políticos
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão