A política como incômodo
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v3i5.38617Palavras-chave:
Crise da política, sociedades modernas, democracia representativaResumo
O texto pretende argumentar que o cenário dominante de “crise da política” nas sociedades modernas reflete um complexo processo de reconfiguração da vida social e do modo como se vive. Mediante diálogo crítico com alguns representantes da sociologia política da modernidade radicalizada, procura agregar elementos para que se perceba que o atual fracasso da política é o fracasso de um modo de fazer e de pensar a política, herdeiro direto do “capitalismo histórico”. Não é o fracasso da política como tal, mas de uma modalidade de política, de sistema político, de prática política. Deve ser associado a uma espécie de fadiga do material de que foi forjada a política moderna, que sempre esteve referenciada por Estados nacionais e constitucionais fortes, por partidos de massas e parlamentos ativos, bem como pelo funcionamento eficaz de regimes de democracia representativa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).