O Conceito de Patrimonialismo e Suas Interpretações Contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v3i5.38619Palavras-chave:
Patrimolianismo, neopatrimonialismo, Max WeberResumo
Tradução por Thiago Nasser
Os conceitos de patrimonialismo e neopatrimonialismo são associados à análise de certas formas de constructo estatal e governança em países tanto da África, como da América Latina e da Ásia. Para justificar o recurso ao conceito de patrimonialismo, refere-se geralmente a Max Weber, considerando-se, contudo, que essa noção deveria ser complementada pela de neopatrimonialismo, mais adequada a dar conta de certas particularidades de diferentes formas atuais do Estado. A partir deste pano de fundo, o autor examina a significação exata do conceito de patrimonialismo na sociologia histórica e política de Weber, assim como seu lugar e sua função na tipologia das formas de dominação. Analisando a démarche weberiana, ele propõe alguns elementos de reflexão sobre a natureza do trabalho conceitual que poderiam se provar úteis nos debates atuais sobre os Estados ditos “patrimoniais” ou “neopatrimoniais”
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).