Habermas, a esfera pública e o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v3i5.38620Palavras-chave:
Habermas, esfera pública, BrasilResumo
Em 1962 foi publicado o clássico livro de Jürgen Habermas, Mudança Estrutural da Esfera Pública. Em comemoração destes cinquenta anos, este artigo apresenta os mais importantes argumentos da obra e discute as principais críticas e reformulações que o conceito “esfera pública” passou nas últimas décadas, incluindo os trabalhos posteriores de Habermas. Por fim, são apresentados alguns limites e potencialidades no uso da ideia de “esfera pública” para pensar o Brasil.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).