Introdução
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v4i7.38660Palavras-chave:
Cultura, Politica.Resumo
Pensar as relações possíveis entre cultura e política parece requerer cada vez mais abordagens multidimensionais. Na medida em que se relaciona de modo complexo com formas de identificação ou pensamento que se impõem, mas podem ser contestadas, o âmbito cultural não pode ser tido como resultado simples de um arranjo estrutural nem como um sistema fechado de significados. Sobretudo no contexto de diversidade social contemporânea, a dimensão cultural mostra-se articulada a conflitos e diferentes processos políticos que geram uma pluralidade de significações. Assim, a conexão da cultura com a política reflete uma relação tensa e negociada entre um poder estruturado e um campo dinâmico que incorpora conflitos de significação através dos quais a ordem social é experimentada pelos agentes. Por conseguinte, supõem-se, em grande parte, as associações entre política e cultura como instáveis, dado que os significados sociais se submetem a variados tipos de interpretação, o que pode acarretar tanto uma estrutura de poder consistente quanto instabilidade políticaDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).