Dois liberalismos na união democrática nacional: Afonso Arinos e Lacerda entre o consenso e o conflito
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v4i7.38670Palavras-chave:
UDN, liberalismo, Afonso Arinos, Carlos Lacerda.Resumo
O liberalismo udenista não se restringiu à atuação parlamentar ou executiva, mas construiu um amplo conjunto de reflexões sobre o Brasil. Pode-se, deste modo, falar na existência de certo udenismo, enquanto determinado estilo da tradição liberal brasileira. O presente trabalho almeja estabelecer algumas distinções internas a esse ideário, a partir da determinação de dois estilos, profundamente identificados a duas figuras de grande relevância no contexto da época: Afonso Arinos de Melo Franco e Carlos Lacerda. A diferença apoia-se em dois vetores: a percepção sobre o conflito e o papel atribuído às elites ante o embate político. Haveria, deste modo, um udenismo pedagógico, que julga negativamente o conflito e atribui às elites o papel de mediá-lo. Seu maior expoente é Afonso Arinos. Outro estilo udenista, o conflitivo, insere as elites no enfrentamento político, toma o confronto com o inimigo como essência do embate político, em formulação que tem em Carlos Lacerda seu principal representante.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).