Cabo Verde e os desafios da política internacional contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v4i8.38812Palavras-chave:
política internacional, Cabo Verde, segurança e defesa, desafiosResumo
A política internacional contemporânea caracteriza-se por uma diversidade de atores, abarcando desde a pessoa humana como sujeito do Direito Internacional até as organizações internacionais, Estados Nacionais. Para além destes sujeitos internacionais, os quais se assentam numa base jurídico-legal, a política internacional caracteriza-se pela existência dos mais diversos setores internacionais, que não são sujeitos do Direito Internacional. Todavia, os seus comportamentos influenciam e condicionam a política internacional contemporânea. Podemos elencar alguns exemplos, tais como: organizações mafiosas, terrorismo internacional, entre outros setores emergentes. Perante as características da política internacional acima descritas, observa-se que os Estados Nacionais têm perante si enormes desafios, que os prendem não só com as suas projeções internacionais, mas também com o combate à criminalidade organizada transnacional. É neste contexto que vamos procurar, neste artigo, problematizar Cabo Verde na política internacional, nomeadamente a questão da sua projeção internacional e a problemática da segurança e defesa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).