Cabo Verde e os desafios da política internacional contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v4i8.38812Palavras-chave:
política internacional, Cabo Verde, segurança e defesa, desafiosResumo
A política internacional contemporânea caracteriza-se por uma diversidade de atores, abarcando desde a pessoa humana como sujeito do Direito Internacional até as organizações internacionais, Estados Nacionais. Para além destes sujeitos internacionais, os quais se assentam numa base jurídico-legal, a política internacional caracteriza-se pela existência dos mais diversos setores internacionais, que não são sujeitos do Direito Internacional. Todavia, os seus comportamentos influenciam e condicionam a política internacional contemporânea. Podemos elencar alguns exemplos, tais como: organizações mafiosas, terrorismo internacional, entre outros setores emergentes. Perante as características da política internacional acima descritas, observa-se que os Estados Nacionais têm perante si enormes desafios, que os prendem não só com as suas projeções internacionais, mas também com o combate à criminalidade organizada transnacional. É neste contexto que vamos procurar, neste artigo, problematizar Cabo Verde na política internacional, nomeadamente a questão da sua projeção internacional e a problemática da segurança e defesa.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com