A teoria do discurso como abordagem teórica e metodológica no campo das políticas públicas em educação
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v4i8.38813Palavras-chave:
teoria do discurso, avaliação, discurso, política.Resumo
A avaliação, como prática institucional, vem tencionando o campo da educação superior pela disputa que operam os discursos para domínio desse campo. A avaliação é um discurso que, na relação entre conflitos e tensões, disputas e domínio, explicita sentidos, crenças e valores de sujeitos e instituições. Compreender a avaliação como discurso nos imprime a necessidade de uma trajetória de análise, que nos coloca além das palavras, e que considera contextos, sujeitos e sentidos que são construídos nas práticas sociais. Portanto, a Teoria do Discurso fornece as categorias teóricas e metodológicas que ajudam na análise dos sentidos acerca dos discursos produzidos sobre – e dentro – da avaliação. Isso porque, na Teoria do Discurso, a linguagem é tomada, não como o centro da análise, mas como uma das dimensões das práticas sociais, o que implica a inclusão dos sujeitos e sua relação com um social que é constituído e transformado.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com