A teoria do discurso como abordagem teórica e metodológica no campo das políticas públicas em educação

Autores

  • Kátia Silva Cunha

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v4i8.38813

Palavras-chave:

teoria do discurso, avaliação, discurso, política.

Resumo

A avaliação, como prática institucional, vem tencionando o campo da educação superior pela disputa que operam os discursos para domínio desse campo. A avaliação é um discurso que, na relação entre conflitos e tensões, disputas e domínio, explicita sentidos, crenças e valores de sujeitos e instituições. Compreender a avaliação como discurso nos imprime a necessidade de uma trajetória de análise, que nos coloca além das palavras, e que considera contextos, sujeitos e sentidos que são construídos nas práticas sociais. Portanto, a Teoria do Discurso fornece as categorias teóricas e metodológicas que ajudam na análise dos sentidos acerca dos discursos produzidos sobre – e dentro – da avaliação. Isso porque, na Teoria do Discurso, a linguagem é tomada, não como o centro da análise, mas como uma das dimensões das práticas sociais, o que implica a inclusão dos sujeitos e sua relação com um social que é constituído e transformado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Edição

Seção

Artigos