Resenha de “Liberalism: The Life of an Idea”
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v5i9.38833Palavras-chave:
Fawcett, liberalismoResumo
Fawcett, Edmund. Liberalism: the life of an idea. Priceton Universiy Press: 2014, 488p. Estudar a tradição liberal é lidar de antemão com o problema perene da polissemia. Por um lado, o senso comum nos afirma que o que caracteriza um liberal é a defesa do mercado livre, dos impostos baixos e do governo limitado. Por outro, ele igualmente afirma que é a crença na tolerância, na preocupação social e no ceticismo dirigido à autoridade constituída. Alguns desses princípios são complementares. Outros não são capazes de coexistirem simultaneamente. Em seu “Liberalism: The Life of an Idea”, Edmund Fawcett se propõe a dar inteligibilidade à história da tradição liberal através de alguns de seus expoentes intelectuais. Aliás, um dos motivos pelos quais se lê com interesse a referida obra, é a opção narrativa/analítica de Fawcett em focar não apenas nos principais nomes da tradição liberal, mas igualmente em nomes menos cotados (ainda que tão ou mais interessantes que os habituais conhecidos).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com