A Republica Federal, por Joaquim Franscisco de Assis Brasil: Nota Bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v5i9.38834Palavras-chave:
Joaquim Francisco de Assis Brasil, Republica FederalResumo
Joaquim Francisco de Assis Brasil nasceu em 1858 no município de São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Transferiu-se ainda jovem para Porto Alegre, onde participou da fundação do Club Republicano de Porto Alegre, em 1878. No mesmo ano migrou para a capital paulista e iniciou seus estudos em direito na Academia do Largo de São Francisco. Lá estreitou laços com a causa republicana. Entre outros colegas de estudos e militância, estiveram conterrâneos que alcançaram, no futuro próximo, importante projeção na cena política gaúcha: Pinheiro Machado, Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos. De Castilhos tornou-se amigo próximo e cunhado1. Em 1881, ainda estudante, redigiu A República Federal, livro com dura crítica às rotinas da Monarquia e defesa entusiasmada do novo regime político. Seu texto ultrapassou os círculos estudantis e constituiu importante peça da propaganda republicana à época. Em 1882, formou-se bacharel em Direito, retornou ao Rio Grande do Sul e participou da fundação do Partido Republicano Rio-grandense junto a colegas de geração na Academia paulista. No mesmo ano publicou ainda o primeiro volume de História da República Rio - grandense, obra inacabada que narra a trajetória da Revolução Farroupilha. Em 1885, Assis Brasil foi o único deputado provincial eleito pelo recém-fundado PRR, que disputava espaço político com o Partido Liberal de Gaspar Silveira Martins. Reelegeuse para o mesmo posto dois anos depois.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com