Tem um Dragão no Quintal: A China na Ásia Central
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v5i10.38913Palavras-chave:
Ásia Central, China, potência regionalResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento da China enquanto potência regional, aplicando-o ao caso específico da Ásia Central. O argumento central é o de que Pequim procura forjar laços econômicos, políticos e militares com as Repúblicas centroasiáticas, embora o seu soft power seja ainda pouco eficaz na região. Além disso, as ambições regionais chinesas são frequentemente encaradas com suspeição pelos países vizinhos centro-asiáticos, que ainda vêem na Rússia a grande referência económica, militar e cultural, fruto do seu longo passado soviéticoDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).