Um número especial e esquecido da Revista do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v6i11.39790Palavras-chave:
Revista do BrasilResumo
Foi com muito gosto que aceitei o convite para apresentar este número especial da Revista do Brasil, dedicado a Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) e publicado originalmente em julho de 1987. De imediato comentei com Cristina Buarque de Hollanda que, no início da década de 1990, este volume foi fundamental para despertar o meu interesse em estudar a trajetória e a obra do autor homenageado. Havia lido Revista do Brasil (1936) há não muito tempo e, começando a me interessar pela obra do historiador, Ricardo Benzaquen de Araújo, então meu orientador na Pós-Graduação no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, me emprestou um exemplar da revista para que eu conhecesse um pouco mais sobre a trajetória de Sérgio Buarque de Holanda. A leitura foi para mim uma revelação da riqueza do universo intelectual do autor, de que até então sequer suspeitava. Acredito que, mais do que puramente idiossincrático, este relato pessoal revela um pouco o contexto dos estudos do pensamento social no Brasil, em geral, e da obra de Sérgio Buarque de Holanda, em particular, há quase trinta anos atrás.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).