Um número especial e esquecido da Revista do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v6i11.39790Palavras-chave:
Revista do BrasilResumo
Foi com muito gosto que aceitei o convite para apresentar este número especial da Revista do Brasil, dedicado a Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) e publicado originalmente em julho de 1987. De imediato comentei com Cristina Buarque de Hollanda que, no início da década de 1990, este volume foi fundamental para despertar o meu interesse em estudar a trajetória e a obra do autor homenageado. Havia lido Revista do Brasil (1936) há não muito tempo e, começando a me interessar pela obra do historiador, Ricardo Benzaquen de Araújo, então meu orientador na Pós-Graduação no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, me emprestou um exemplar da revista para que eu conhecesse um pouco mais sobre a trajetória de Sérgio Buarque de Holanda. A leitura foi para mim uma revelação da riqueza do universo intelectual do autor, de que até então sequer suspeitava. Acredito que, mais do que puramente idiossincrático, este relato pessoal revela um pouco o contexto dos estudos do pensamento social no Brasil, em geral, e da obra de Sérgio Buarque de Holanda, em particular, há quase trinta anos atrás.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com