Um outsider no império: o pensamento político de Tavares Bastos
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v7i13.39812Palavras-chave:
Tavares Bastos, Liberalismo, Segundo Reinado, FederalismoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória política e intelectual do deputado alagoano Aureliano Cândido Tavares Bastos (1839-1875) a partir de um estudo centrado na biografia e na discussão de suas principais obras. A escolha do referido autor se deve ao fato de que este ocupou uma posição de destaque na história do pensamento político e social brasileiro como intérprete de seu tempo. O programa político de Tavares Bastos perseguia a conjunção de uma ética da convicção trilhada sob a ética da responsabilidade, conjugando num plano prático e objetivo um conjunto de princípios que norteavam a sua práxis política. Ao visualizarmos a obra de Tavares Bastos, verifica-se que ele operava no campo do realismo político visto que a sociedade e o Estado brasileiro eram tomados como objeto de análise e campo de intervenção política. A fonte dos males nacionais, no olhar de Tavares Bastos, possuía uma natureza política e referia-se à centralização político-administrativa. As ideias defendidas pelo político alagoano tinham como finalidade a implementação de profundas reformas no Estado imperial, combinando a plataforma liberal derivada de sua psique americanista com uma proposta adequada à realidade nacional. De um modo geral, podese dizer que o “problema social” figurou como uma das ideias centrais que nortearam o pensamento político do deputado alagoano que, desde os escritos acadêmicos, mostrava preocupação com a escravidão e com as mazelas sociais da sociedade brasileira. Trilhamos a proposta de se pensar Tavares Bastos como o preceptor político e ideológico da geração de 1870 ao trazer para o debate público uma série de questões que influenciaram os membros dessa geração, tais como: a abolição da escravatura, a imigração, a descentralização políticoadministrativa, o federalismo, a reforma agrária, a instrução pública e a criação de leis trabalhistas. Na primeira parte do artigo, analisamos criticamente a biografia política de Tavares Bastos, enfatizando a sua trajetória enquanto homem público, seja na política, como no meio intelectual. Em seguida, traçamos um panorama geral acerca das principais ideias do pensador alagoano Tavares Bastos tomando como eixo de análise as suas principais obras.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com