Entre a Lei e a Ciência: eugenia, nacionalidade e imigração em Julio de Revorêdo
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v8i15.39826Palavras-chave:
Julio de Revorêdo. Imigração. Governo Provisório. EugeniaResumo
O objetivo deste trabalho é investigar a singularidade do pensamento de Julio de Revorêdo na obra Immigração, publicada em 1934, acerca do debate de imigração ocorrido na década de 1930. Buscaremos mostrar como este autor engendra uma explicação particular em defesa da imigração japonesa, distanciando dos aspectos raciais que a negavam como “imigrante ideal”. Sobretudo, preenchendo os anseios de um projeto de nação almejado nos debates políticos. Destaca-se o diálogo de Revorêdo com intelectuais do período, conceitos biológicos e sua tese de como o imigrante japonês, negado por muitos, seria o preterido para a identidade nacional, especialmente nos quesitos de assimilação, agricultura e trabalho nacional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com