Guerra do Paraguai: uma barbárie pela civilização
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v8i15.39831Palavras-chave:
Imprensa, Charges, Guerra do Paraguai.Resumo
Este artigo objetiva discutir as relações existentes entre os processos de construção das identidades nacionais brasileira e paraguaia e a Guerra do Paraguai (1864-1870). Buscamos explorar as formas com as quais a dicotomia “civilização vs barbárie” se integrou, nesse contexto, e como adquiriu uma posição de protagonismo nas diferentes visões sobre a guerra. Dessa forma, propomos um breve mergulho nesses jogos de construção identitária, a partir da leitura dos periódicos ilustrados brasileiros e paraguaios publicados durante o conflito. A análise de seus artigos e, principalmente, das charges publicadas nesses periódicos nos proporcionou um olhar agudizado e nos auxiliou a trazer à luz um dos grandes paradoxos do conflito, a saber, fazia-se uma guerra, cuja crueza a aproximava de todas as noções de barbárie, sob a justificativa da civilização.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).