O populismo na perspectiva de Ernesto Laclau: uma alternativa para a esquerda?
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v9i17.39849Palavras-chave:
Populismo. Ernesto Laclau. Teoria Política. Esquerda Política.Resumo
Este artigo tem como objetivos: 1) apresentar o conceito de populismo construído pelo teórico político argentino Ernesto Laclau; 2) analisar criticamente a defesa da aplicação, na prática, do populismo no campo político. A importante contribuição do autor constitui-se um grande avanço para a compreensão do fenômeno do populismo como uma lógica política dotada de racionalidade própria. Em contraste com a literatura tradicional, ele oferece uma visão afastada de preconceitos e interpreta o populismo como um modo de construção do povo, tal como qualquer outro. Ele não carrega qualquer conteúdo específico, seja de direita ou de esquerda, bom ou ruim, como tradicionalmente se acreditou. Não obstante, concordando com a construção teórica do autor, fomos levados a questionar sobre a desejabilidade do populismo no campo político considerando a sua natureza, baseada, especificamente, na construção hegemônica de um povo contra o poder. Nossa hipótese era de que a lógica populista é incompatível com a democracia. Isto porque, em vez de levar em conta o todo da comunidade, ele provoca uma divisão antagônica radical no social. Assim, não nos ocupamos em demonstrar que o trabalho de Laclau é um erro e que devemos voltar à visão tradicional, mas analisar se a lógica política populista deveria ser acolhida pela esquerda política considerando seu possível prejuízo à democracia.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).