Mais Populismo, Menos Representatividade: monitoramento e lógica populista da comunicação política em redes sociais online
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v9i17.39852Palavras-chave:
Populismo. Comunicação populista. Redes sociais online. Democracia monitorada.Resumo
Considerando uma dimensão discursiva do populismo enquanto fenômeno político, este artigo volta-se a debater como a lógica da comunicação online em rede potencializa características populistas das interações públicas e políticas representativas. Isto é evidenciado tanto nos fenômenos populistas, quanto nas manifestações de monitoramento e fiscalização das instituições democráticas. O objetivo do artigo é realizar uma aproximação da discussão sobre a comunicação populista com a teoria das democracias monitoradas, tendo como fio condutor a comunicação via redes sociais online (RSO). As características das relações entre representantes e representados nas duas perspectivas são articuladas por meio de uma revisão bibliográfica que considera uma literatura teórica clássica e alguns resultados de estudos empíricos recentes. Como notas conclusivas, o trabalho ressalta alguns pontos de convergência traçados ao longo do trabalho para evidenciar como a comunicação via RSO não só atende como potencializa a lógica populista da comunicação política e a crise de representatividade institucional nas democracias contemporâneas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).