A participação da mulher na política brasileira: obstáculos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v9i18.40572Palavras-chave:
Mulher, Política, Discriminação, Eleição, CotasResumo
O presente trabalho visa analisar a evolução política das mulheres e as causas que possam estar impedindo sua inclusão com mais efetividade. A baixa quantidade de vereadoras, deputadas e senadoras é preocupante, principalmente considerando que há mais de vinte anos teve início a implantação da lei de cotas no Brasil, objetivando a paridade entre homem e mulher para a ocupação destes cargos. Buscou-se pelo aspecto teórico, constatar a história brasileira a partir da Proclamação da República até os dias atuais, valendo-se da doutrina, dos antigos anais pré-republicanos, das normas legais, de julgados e de dados estatísticos dos tribunais eleitorais. Levantou-se algumas hipóteses, as quais foram trabalhadas com profundidade nas revisões bibliográficas, bem como apresentou-se modesta proposta para contribuir com as ações públicas e política de cotas já em execução.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com