Ciência e política, ciência ou política: O ISEB e suas duas vocações
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v9i18.40573Palavras-chave:
Pensamento político brasileiro, ISEB, Nacional-desenvolvimentismoResumo
Neste artigo, examino a disputa teórico-metodológica, ocorrida no âmbito do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), entre duas concepções distintas do nacional-desenvolvimentismo, personificadas por Helio Jaguaribe e Álvaro Vieira Pinto. Sustento que, mais do que apenas um debate sobre a natureza, os métodos e os objetivos do nacional-desenvolvimentismo, o debate contrastou duas posições sensivelmente distintas sobre a natureza do conhecimento político, a relação entre pensamento e ação e o papel ideal da intelligentsia isebiana na vida social e política nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).