Luta por reconhecimento na ética primeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v12i23.40633

Palavras-chave:

Ética Primeira, Luta por reconhecimento, Democracia

Resumo

O artigo parte da ideia de que a luta por reconhecimento é estruturada na matriz egológica da ética, assim é o Eu quem determina ao Outro como deve se dar a estrutura procedimental de auto reconhecimento, reconhecimento jurídico e reconhecimento social. Essa estrutura impede que o Outro se auto determine e propõe, filosoficamente, apenas uma mudança imediata necessária. Com o objetivo de propor a luta por reconhecimento na ética primeira, a ética que possibilita ao Outro determinar o comportamento do Eu, faz-se análise crítica da teoria da Luta por reconhecimento com base na estrutura filosófica levinasiana da ética primeira. Conclui-se que a ideia da luta por reconhecimento na ética primeira é possível e capaz de permitir, com a inversão de sentido, que o Outro determine tanto como reconciliação quanto como redistribuição a luta por reconhecimento de modo a estabelecer uma mudança lenta, visceral e capaz de uma revolução no vir-a-ser do tempo.

Palavras-chave

Ética Primeira; Luta por reconhecimento; Democracia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Augusto Santana de Lelis, Universidade Federal de Viçosa

Doutro em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Professor adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa.

Referências

ALBORNOZ, Suzana Guerra. As esferas do reconhecimento: uma introdução a Axel Honneth. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho. Vol. 14, n.1 pp. 127-143, 2011.

ARAÚJO, Rita de Cássia Barbosa de. O voto de saias: a Constituinte de 1934 e a participação das mulheres na política. Estudos Avançados, v. 17, n. 49, 2003.

DERRIDA, Jacques. Força de Lei. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 2010.

DOSTEOIÉVSKI, Fiodor. Os irmãos Karamázov. Tradução de Herculano Villas-Boas. São Paulo: Martin Claret, 2013.

FRASER, Nancy. Reconhecimento sem ética. Lua Nova. São Paulo, 70:101-138. 2007.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: A gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34. 2003a.

HONNETH, Axel. Redistribution as recognition: a response to Nancy Fraser. FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition? A political-philosophical exchange. London: verso, 2003b.

HONNETH, Axel. Disrespect: the normative foundations of critical theory. Cambridge: Polity. 2007.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução do original em alemão: Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio. 2006.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e Infinito. Tradução de José Pinto Ribeiro revista por Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1980.

LEVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito: diálogos com Philippe Nemo. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70. 1982.

LEVINAS, Emmanuel. O humanismo do outro homem. Petrópolis: Vozes, 1993.

LEVINAS, Emmanuel. De Outro Modo Que Ser: O más allá de la esencia. 4ª ed. Tradução de Antonio Pintor Ramos. Salamanca: Ediciones Sígueme: 2003.

LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes. 2004.

LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Tradução de Pergentino Pivatto [et al.] (coord.). 4ª Edição. Petrópolis: Vozes, 2009.

PAIM, Jairnilson Silva. O que é o SUS. [livro eletrônico] Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigos