Resenha do Livro A Direita Intransigente Chega aos Trópicos: sobre Leo Strauss e Eric Voegelin e a Busca de uma Ordem Pós-Liberal
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v10i19.41241Palavras-chave:
A Direita Intransigente Chega aos TrópicosResumo
Quando formulou o termo direita intransigente o lendário editor da New Left Review, o historiador e ensaísta inglês Perry Anderson, argumentava que se quiséssemos compreender parte da política nas chancelarias no contexto europeu e norte-americano no fim do século XX deveríamos voltar nossas atenções para a obra de quatro figuras intelectuais decisivas no debate de ideias deste período. Como o próprio Anderson afirmara (Boitempo, 2002), vindos de disciplinas diferentes (história, filosofia, direito e economia), Michael Oakeshott, Leo Strauss, Carl Schmitt e Friedrich Von Hayek dedicaram um espaço fundamental em seus pensamentos e reflexões sobre os problemas políticos enfrentados pelas modernas sociedades ocidentais – para eles em processo de declínio. Transformaram-se ao longo do tempo em eruditos teóricos da política. Se Carl Schmitt e Friedrich Von Hayek já são pensadores conhecidos em profundidade em nosso debate acadêmico e público; Leo Strauss, Oakeshott e Eric
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com