Dossiê "Memória, verdade e justiça"
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v10i20.43379Palavras-chave:
Entrevistas, Memória, verdade e justiçaResumo
Ouso dizer que o leitor tem um tesouro nas mãos. O dossiê "Memória, verdade e justiça" reúne entrevistas com um punhado de personagens centrais do movimento homônimo. Ele - o movimento - nem sempre se chamou assim, nem tampouco tem ou teve um corpo bem delimitado de atores, ideias, estruturas e mecanismos. Sempre teve as fronteiras abertas, enlaçadas com outros movimentos, sem doutrina dura ou códigos de acesso. Organizou-se e desorganizou-se nas brechas e bordas do Estado, no seu coração e também no lado de fora dele. Seus integrantes - mesmo que não soubessem sê-lo - uniram-se nos afetos e desafetos que nascem das lutas e adversidades. Divergiram sobre um bocado de coisas, mas convergiram em torno da ideia de que a condição de olhar para frente é olhar para trás; de que do passado não se faz tábula rasa; de que é preciso lembrar e conhecer a ditadura para que "nunca mais se esqueça, nunca mais aconteça".
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristina Buarque de Hollanda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com