Estudo documental das políticas de prevenção e promoção em saúde no Haiti
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v10i20.43392Palavras-chave:
Promoção da saúde, Política Pública, HaitiResumo
Principais causas de morbimortalidade na população haitiana são as doenças infecciosas e as doenças do sistema circulatório. Segundo a Organização Pan-americana de Saúde, as principais causas de mortalidade no país nos últimos anos foram as doenças infecciosas representando 14% das mortes e as doenças do sistema circulatório 20%. Considerando os aspectos acima relacionados acredita-se que uma maior compreensão sobre as políticas de prevenção e promoção em saúde aplicado pelo estado do Haiti permitirá compreender se essas políticas atendem as verdadeiras demandas em saúde da população haitiana. Ante exposto, define-se o objetivo da pesquisa como: Analisar as políticas de prevenção e promoção em saúde do estado do Haiti através dos documentos publicados no site oficial do Ministério da Saúde e a População. Adotou-se a abordagem qualitativa, através de uma pesquisa documental utilizando fontes secundários sobre as políticas em promoção em saúde do Estado da República do Haiti. A análise de conteúdo proposta por Minayo foi usada como forma de análise dos documentos selecionados. Foram analisados sete documentos, constatou-se que as políticas de promoção em saúde do Estado do Haiti têm foco maior na prevenção e reparação de danos à saúde. A constituição do Haiti de 1987 aborda a questão de saúde, mas sem referência à questão da promoção em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jean Bart David
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com