Estudo documental das políticas de prevenção e promoção em saúde no Haiti
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v10i20.43392Palavras-chave:
Promoção da saúde, Política Pública, HaitiResumo
Principais causas de morbimortalidade na população haitiana são as doenças infecciosas e as doenças do sistema circulatório. Segundo a Organização Pan-americana de Saúde, as principais causas de mortalidade no país nos últimos anos foram as doenças infecciosas representando 14% das mortes e as doenças do sistema circulatório 20%. Considerando os aspectos acima relacionados acredita-se que uma maior compreensão sobre as políticas de prevenção e promoção em saúde aplicado pelo estado do Haiti permitirá compreender se essas políticas atendem as verdadeiras demandas em saúde da população haitiana. Ante exposto, define-se o objetivo da pesquisa como: Analisar as políticas de prevenção e promoção em saúde do estado do Haiti através dos documentos publicados no site oficial do Ministério da Saúde e a População. Adotou-se a abordagem qualitativa, através de uma pesquisa documental utilizando fontes secundários sobre as políticas em promoção em saúde do Estado da República do Haiti. A análise de conteúdo proposta por Minayo foi usada como forma de análise dos documentos selecionados. Foram analisados sete documentos, constatou-se que as políticas de promoção em saúde do Estado do Haiti têm foco maior na prevenção e reparação de danos à saúde. A constituição do Haiti de 1987 aborda a questão de saúde, mas sem referência à questão da promoção em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com