Resenha do livro Técnicos, Intelectuais e Políticos na Nova República: um perfil dos dirigentes públicos dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v10i20.43394Palavras-chave:
Técnicos, Intelectuais e Políticos na Nova RepúblicaResumo
O livro apresenta dados sobre a qualificação profissional do alto funcionalismo público federal após extensa pesquisa empírica realizada. Através do levantamento de dados de pessoas que ocuparam cargos de Direção e Assessoramento (DAS), nos níveis 5 e 6, incluindo também os de Natureza Especial (os mais altos cargos nessa seara), entre os anos de 1995 e 2012. A professora Maria Celina D’Araujo, vinculada a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e os demais autores do livro, jogam luz em um aspecto ainda pouco explorado da Administração Pública Federal: o perfil dos dirigentes públicos que ocupam os mais altos cargos da administração federal. A pesquisa, que teve duração superior a 17 anos e atravessou diversos períodos presidenciais, compilou dados de mais de 1000 pessoas. Trata-se de grupo de pessoas bem posicionadas na tomada de decisões sobre políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).