Resenha do livro Técnicos, Intelectuais e Políticos na Nova República: um perfil dos dirigentes públicos dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v10i20.43394Palavras-chave:
Técnicos, Intelectuais e Políticos na Nova RepúblicaResumo
O livro apresenta dados sobre a qualificação profissional do alto funcionalismo público federal após extensa pesquisa empírica realizada. Através do levantamento de dados de pessoas que ocuparam cargos de Direção e Assessoramento (DAS), nos níveis 5 e 6, incluindo também os de Natureza Especial (os mais altos cargos nessa seara), entre os anos de 1995 e 2012. A professora Maria Celina D’Araujo, vinculada a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e os demais autores do livro, jogam luz em um aspecto ainda pouco explorado da Administração Pública Federal: o perfil dos dirigentes públicos que ocupam os mais altos cargos da administração federal. A pesquisa, que teve duração superior a 17 anos e atravessou diversos períodos presidenciais, compilou dados de mais de 1000 pessoas. Trata-se de grupo de pessoas bem posicionadas na tomada de decisões sobre políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliana Sousa de Araújo Mochel, Gustavo Cravo de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com