Weber para a contemporaneidade: entre a dominação e a excepcionalidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v12i23.45883Palavras-chave:
Racionalidade e Razão de Estado, Weber, Política de Morte, Pandemia, CoronavírusResumo
artigo tem por objetivo uma compreensão da política desenvolvida a partir de 2018 no Brasil, à luz do pensamento de Weber. Para tanto foi adotado o caminho expositivo entre a Racionalidade e a Razão de Estado weberiana e também da política de morte que se apresenta com mais evidência a partir da pandemia (COVID-19). O texto utiliza a metodologia hipotético-dedutiva e a pesquisa bibliográfica. A conclusão a que se chega, é a de que a Razão de Estado pode constranger o Direito para viabilizar uma política de morte e causar efeitos negativos ao Processo Civilizatório.
Palavras-Chave: Racionalidade e Razão de Estado; Weber; Política de Morte; Pandemia; Coronavírus.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
GURVITCH, Georges. Sociologia do Direito: Resumo Histórico-Crítico. In: Souto, C.; Falcão, J. Sociologia & Direito: textos básicos para a disciplina de Sociologia Jurídica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. São Paulo : Martins Fontes, 2002.
KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Tradução de João Baptista Machado. 6ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARTINEZ, Vinício Carrilho; SCHERCH, Vinícius Alves. Mutação ou Transmutação Constitucional, o tendencionismo à opinião pública como obstáculo aos Direitos Fundamentais. Revista Juris Poiesis, Rio de Janeiro, v. 23, n. 31, p. 174-196, abr. 2020. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/jurispoiesis/article/viewFile/8169/47966748. Acesso em: 02 maio 2020.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1 edições, 2018.
KORYBKO, Andrew. Guerras Híbridas: das revoluções coloridas aos golpes. São Paulo : Expressão Popular, 2018.
OUTHWAITE, William. BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
SAINT-PIERRE, Héctor Luis. Max Weber: entre a paixão e a razão. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. 3. ed. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. 5. ed. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vinícius Alves Scherch, Vinício Carrilho Martinez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com