Mudança ou manutenção: As campanhas eleitorais de PCdoB e PSDB de santos em 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v12i24.46995

Palavras-chave:

Campanhas eleitorais, Eleições municipais, Eleições 2016, PCdoB, PSDB.

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a organização das campanhas municipais, da seleção de candidatos e diálogo entre os diretórios à definição das estratégias.  Analisamos os usos dos os meios de comunicação, a expansão da estrutura física dos partidos, e do número de pessoas envolvidas para atividades remuneradas e voluntárias no período eleitoral. Selecionamos as campanhas de PCdoB e PSDB em 2016 de Santos. Examinamos a dinâmica financeira e realizamos entrevistas com os líderes partidários. Os dados foram discutidos com o intuito de obter a visão das lideranças. Concluímos que campanhas mesclam práticas modernas e tradicionais, que o suporte técnico é fundamental, mas que depende aporte financeiro que é limitado, e que os voluntários são fundamentais para realizar determinadas atividades de campanha, também para financiá-las.

Palavras-chave

Campanhas eleitorais; Eleições municipais; Eleições 2016; PCdoB; PSDB

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Biografia do Autor

Mércia Alves, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar), realizou estágio de pesquisa na Universidade de Salamanca, Espanha. Editora chefe da Revista Agenda Política (ISSN 2318-8499). É Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais. Foi bolsista FAPESP durante o Mestrado e Doutorado. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições (UFSCar) e do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política - NEAMP (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos temas: Mídia e Eleições, Campanhas Eleitorais, Profissionalização de Campanhas, Campanhas Locais, e Metodologia de Pesquisa. 

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Publicado

2022-11-29

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Artigos