Entrevista com deputado federal José Genoíno
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v11i22.50417Resumo
No dia 27 de outubro de 2020, entrevistamos o deputado federal José Genoíno. A pandemia de Covid 19 impediu nossa ida a São Paulo e nos obrigou a realizar a entrevista por meio de um aplicativo, no caso o Google Meet. O deputado foi solícito e gentil desde o primeiro contato.
A escolha do deputado Genoíno decorreu não apenas por sua atuação na Constituinte, mas também pelos momentos anteriores e posteriores ao evento. Militante pregresso do movimento estudantil católico e da luta armada, ele representa uma trajetória das esquerdas brasileiras durante a Ditadura Militar. A chegada de um ator com tal experiência ao plenário da Assembleia Nacional Constituinte expõe algo sobre um determinado setor das esquerdas então atuantes e, mais especificamente, sobre o Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual ele foi eleito, mas também aponta para as mudanças em curso no país e para o processo de transformação, mesmo que muitas vezes controlada, que marcou toda a Constituinte. Após 1988, Genoíno se destaca como uma das mais relevantes lideranças do PT, seja na oposição ou no governo, partícipe de um processo político atravessado pelas disputas em torno da Constituição, que sempre ocupou um papel central nas lutas políticas das últimas décadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Christiane Jalles de Paula, Jorge Chaloub
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com