O povo quer democracia de verdade: como os apoiadores de Jair Bolsonaro veiculam noções associadas a palavra democracia no YouTube

Autores

  • Thatiane Moreira Universidade Estadual de Campinas
  • Jose Luis Ramirez Instituto de Pesquisas ELDORADO Departamento de Hardware, Microelêtronica e Packaging https://orcid.org/0000-0001-5504-3823

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v12i24.51172

Resumo

Ainda que os críticos caracterizem os apoiadores de Jair Bolsonaro como autoritários, estes não se percebem dessa maneira. Para eles, seus discursos e práticas seriam aqueles verdadeiramente democráticos. Considerando essa premissa, o objetivo deste trabalho é apresentar resultado preliminar de pesquisa que busca explicitar como os apoiadores de Bolsonaro mobilizam as tensões entre a liberdade individual e as instituições democráticas para veicular noções associadas à palavra democracia no YouTube. O artigo levanta a hipótese de que estas noções associadas à palavra democracia se fundamentam na mobilização política de medos, e que encontram na ideia de cidadão de bem, e não nas instituições democráticas, sua base de construção e manutenção. Para testar a hipótese, este artigo analisou as interpretações sobre o caso da prisão do deputado federal Daniel Silveira em dois canais autointitulados apoiadores de Jair Bolsonaro, Te Atualizei e Canal Hipócritas. Para a organização e análise do material foi utilizada a codificação, utilizando como metodologia a grounded theory (GT) e, tendo por base um debate teórico metodológico de enquadramento interpretativo. Os resultados encontrados confirmam as hipóteses levantadas, embora diga respeito aos casos particulares analisados, sem a pretensão de generalização.

Palavras chaves Redes digitais. Enquadramento. Novas Direitas. Democracia. Liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thatiane Moreira, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Filosofia (2008) e Ciências Sociais (2018) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é mestranda em Ciência Política pela Unicamp, sendo pesquisadora bolsista (CNPQ) do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva – NEPAC. Desenvolve pesquisa sobre ativismo digital, enquadramento interpretativo, repertórios discursivos e novas direitas no Brasil.

Jose Luis Ramirez, Instituto de Pesquisas ELDORADO Departamento de Hardware, Microelêtronica e Packaging

Graduado em Engenheira Mecânica e Engenharia Eletrônica pela UNIVERSIDAD DE LOS ANDES (Cum Laude), em Bogotá Colômbia (2008). Posteriormente concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica (2015) e Doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Microeletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Desenvolve pesquisa na área de Ciência Social Computacional e Ciência de Dados Sociais. Desde 2019, é colaborador do Instituto Eldorado, atuando em projeto de circuitos integrados analógicos.

 

Downloads

Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigos