O direito antidiscriminatório: a questão da orientação sexual
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v13i26.56680Resumo
O presente artigo cinge-se à análise do Direito Antidiscriminatório no que toca à repressão penal dos casos de homofobia. Orienta-se por pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Justifica-se tendo em vista o número crescente de violências perpetradas contra gays, lésbicas, travestis e transexuais. Percebe-se uma tendência omissa no que toca à subsunção das condutas na lei de racismo. É que os operadores do direito, à revelia da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, insistem em classificar as condutas racistas no crime de injúria racial, desconsiderando, portanto, a decisão do órgão constitucional. Deste modo, necessário esquadrinhar as razões da decisão, bem assim o seu alcance ante a persistente omissão do Poder Legislativo e, sobretudo, ante a crescente onda de violência que assola esse grupo vulnerável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marli Marlene Moraes da Costa, Thalles Ferreira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com