Español Ser residente. La experiencia de la vejez en una residencia geriátrica pública de Buenos Aires

La experiencia de la vejez en una residencia geriátrica pública de Buenos Aires

Autores

  • Matías Paschkes Ronis Instituto de Investigaciones "Gino Germani", Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v13i26.56830

Resumo

Este artigo é baseado em uma investigação que teve como objetivo investigar e explorar a experiência de morar em uma residência geriátrica pública administrada pelo Governo da Cidade de Buenos Aires. Se em geral essas instituições foram estudadas como espaços de solidão e passividade em que estão confinados idosos que já não podem mais se defender e estão em sua última fase de vida, este trabalho lança o desafio de abordá-los como um mundo de vida .

A abordagem da pesquisa foi realizada a partir de uma metodologia etnográfica. A partir de um trabalho de campo realizado entre 2016 e 2018, foi possível explorar as formas como os residentes vivenciam a velhice e habitam a instituição. O trabalho etnográfico levou-me a desenvolver uma perspetiva a que denominei “gerontologia da experiência”, a partir da qual tenho procurado aprender e refletir sobre a velhice para além da idade, para a considerar como uma experiência específica e situada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-25

Edição

Seção

Artigos