Modelo de Inovação via P&D própria para Organizações de Serviços Públicos
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v13i26.57044Resumo
Este artigo apresenta um modelo delineado para orientar as Organizações de Serviços Públicos a explorar os benefícios da inovação, que é derivada da adoção de atividade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) própria. O modelo foi delineado levando em consideração o novo pensamento sobre a necessidade de transformar radicalmente as organizações que prestam serviços públicos, adotando práticas de inovação mais sistêmicas e intensificando o uso de P&D para abordar desafios ou missões sociais. A metodologia utilizada para delinear o modelo foi predominantemente qualitativa, pautada pelo método indutivo de análise. No estágio inicial da pesquisa, foi utilizado o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica nas duas áreas de conhecimento relacionadas ao objetivo da pesquisa: inovação no setor público e inovação via P&D. O modelo é resultado da combinação de conhecimentos advindos da literatura e da cocriação entre pesquisadores acadêmicos e pesquisadores corporativos da área de Segurança Pública brasileira. O modelo, denominado “Modelo de Inovação via P&D própria para Organizações de Serviços Públicos” é composto de até quatro etapas não lineares e de elementos agregadores. As etapas são: estratégia, P&D, implementação e avaliação. Os elementos agregadores são: criação de valor público, feedback, aprendizagem contínua, ambiente de uso e a Sociedade, que é representada no modelo em função da presença do conceito inovação aberta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Lúcia Corrêa Neves, Márcia Aparecida Prim, Gertrudes Aparecida Dandolini, João Artur de Souza, Solange Maria da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com