Modelo de Inovação via P&D própria para Organizações de Serviços Públicos

Autores

  • Maria Lúcia Corrêa Neves
  • Márcia Aparecida Prim
  • Gertrudes Aparecida Dandolini
  • João Artur de Souza
  • Solange Maria da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v13i26.57044

Resumo

Este artigo apresenta um modelo delineado para orientar as Organizações de Serviços Públicos a explorar os benefícios da inovação, que é derivada da adoção de atividade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) própria. O modelo foi delineado levando em consideração o novo pensamento sobre a necessidade de transformar radicalmente as organizações que prestam serviços públicos, adotando práticas de inovação mais sistêmicas e intensificando o uso de P&D para abordar desafios ou missões sociais. A metodologia utilizada para delinear o modelo foi predominantemente qualitativa, pautada pelo método indutivo de análise. No estágio inicial da pesquisa, foi utilizado o procedimento técnico da pesquisa bibliográfica nas duas áreas de conhecimento relacionadas ao objetivo da pesquisa: inovação no setor público e inovação via P&D. O modelo é resultado da combinação de conhecimentos advindos da literatura e da cocriação entre pesquisadores acadêmicos e pesquisadores corporativos da área de Segurança Pública brasileira. O modelo, denominado “Modelo de Inovação via P&D própria para Organizações de Serviços Públicos” é composto de até quatro etapas não lineares e de elementos agregadores. As etapas são: estratégia, P&D, implementação e avaliação. Os elementos agregadores são: criação de valor público, feedback, aprendizagem contínua, ambiente de uso e a Sociedade, que é representada no modelo em função da presença do conceito inovação aberta.

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Publicado

2023-01-25

Edição

Seção

Artigos