Eric Voegelin conservador?

Uma análise sobre a relação entre Eric Voegelin e o conservadorismo americano, baseada em suas críticas ao conceito de gnosticismo presentes no livro A nova ciência da política

Autores

  • Mário Jorge de Paiva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) https://orcid.org/0000-0001-7158-4371
  • Theo Villaça Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v14i28.57174

Resumo

O presente artigo visa realizar uma análise introdutória sobre um dos autores mais importantes de direita do século XX, logo nossa pretensão é estar em dialógico com toda uma gama de estudos sobre o tema das direitas no mundo contemporâneo. É um artigo qualitativo e hermenêutico, o qual parte de uma revisão do estado da arte no tema, para uma discussão sobre qual categoria conceitual ideal que melhor se enquadra Voegelin, dentro de nosso recorte de pesquisa. No texto optamos por explorar, mormente, seu livro A nova ciência da política e como ele trabalha com a questão do gnosticismo. A conclusão aponta para uma polissemia dos conceitos, e como dependendo dos elementos em análise, Voegelin é passível de ser enquadrado em diferentes nichos do campo da direita. 

Palavras-chave: Voegelin; Conservadorismo; Direita contemporânea; Mente reacionária; Gnosticismo. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Jorge de Paiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor, mestre, licenciado e bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui, aproximadamente, 9 anos de experiência com métodos de pesquisa quantitativa, tendo participado das seguintes atividades: coleta de dados, transcrições de áudio, desenvolvimento de banco de dados e relatório tabular. Nesse período trabalhando principalmente com os programas SPSS e o Excel, o qual domina em nível avançado. Tendo também auxiliado no treinamento de novos bolsistas PIBIC, da pesquisa "As Elites Políticas Brasileiras". Membro de dois grupos de pesquisa: "Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo" e "Elites Políticas Brasileiras". Oferece parecer para artigos nas revistas: "Dignidade Re-Vista" (PUC-Rio), "Planície Científica" ( Revista Discente de Ciências Sociais UFF Campos) e "Gestão em Análise" (Unichristus). Atua nas áreas de Ciência Política e Sociologia, mormente nas seguintes questões: Teoria das Elites, análise político-econômica do Brasil Contemporâneo e em estudos críticos relacionados ao pensamento conservador no Brasil Contemporâneo. Mas também já abordou questões como a biopolítica em M. Foucault e G. Agamben, a cultura sadomasoquista e mesmo a questão ecológica em nosso planeta.

Theo Villaça , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutorando em Filosofia pela PUC-Rio. Mestre em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2022). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente com as obras de Hannah Arendt, Eric Voegelin, Leo Strauss e Michael Oakeshott.

Downloads

Publicado

2024-02-06

Edição

Seção

Artigos