Análise de Discurso e Análise de Conteúdo:

possibilidade de triangulação aplicada em uma pesquisa pós-estruturalista

Autores

  • Bianca de Freitas Linhares Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Lucas Garcia da Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v14i28.59481

Resumo

Pesquisadores/as, sobretudo os/as que se encontram em formação, podem apresentar dificuldades com desenhos de pesquisa, ainda mais quando em uma investigação se pretende ter diferentes fontes de dados, técnicas de coleta, de análise, base/s teórica/s e/ou cientistas na pesquisa. O presente artigo busca apresentar uma das possibilidades de uso da triangulação em análise de dados, bem como mostrar a relevância da estreita relação que deve haver entre teoria e metodologia. Para isso, apresentamos uma pesquisa-exemplo na qual foram empregadas as técnicas de Análise de Discurso e de Análise de Conteúdo. A investigação citada, de base teórica pós-estruturalista, utiliza-se de conceitos da Teoria do Discurso, de Ernesto Laclau - informação relevante para a compreensão das decisões metodológicas descortinadas ao longo do texto. Embora possa ser entendido como um estudo descritivo, o artigo traz um liame de informações teóricas acerca da metodologia e das técnicas de análise, além de resultados da pesquisa-exemplo que interpretam a metodologia e a teoria aplicadas. Como resultado, temos que a correta vinculação entre teoria e metodologia é fundamental para um bom desenvolvimento do desenho de pesquisa. Por fim, concluímos que a triangulação, quando bem empregada, é uma possibilidade de tornar mais ricos os achados de pesquisas dentro do campo das ciências humanas e sociais.

Palavras-Chaves: Metodologia; Triangulação; Análise de Discurso; Análise de Conteúdo; Teoria do Discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca de Freitas Linhares, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Ciência Política (UFRGS). Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais (2003) e mestrado em Ciência Política (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) e do Departamento de Sociologia e Política (DESP) da UFPel. Foi coordenadora do PPGCPol/UFPel (2017-2019). É líder do Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso (IdAD)/UFPel e compõe a atual Diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (2022-2024).

Lucas Garcia da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2018) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (2021). Doutorando em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel. Estudante de graduação do curso de Jornalismo da UFPel. Membro do Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: PMDB, PSDB, ideologia, populismo, análise de conteúdo e análise de discurso.

Downloads

Publicado

2024-02-06

Edição

Seção

Artigos