Entrevista com Bete Mendes

Autores

  • Cristina Buarque de Holanda New York University Abu Dhabi (NYU Abu Dhabi)
  • José Szwako Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v14i28.61672

Resumo

17 de agosto de 1985. Era a primeira vez que dois presidentes latino-americanos se encontravam depois da onda de ditaduras que varreu o continente. No aeroporto de Montevidéu, o aperto de mãos entre José Sarney e Julio María Sanguinetti carregava simbolismo e esperança. Mas não foi pelas promessas de futuro que o evento ganhou holofotes. O passado roubou a cena. Ainda no desembarque, o principal cumprimento foi entre um adido militar e uma deputada federal, entre o Coronel Brilhante Ustra e Elizabete Mendes de Oliveira. Quinze anos antes, ele era o torturador e ela, a torturada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Buarque de Holanda, New York University Abu Dhabi (NYU Abu Dhabi)

Possui graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), com período de extensão na Università Degli Studi di Padova, na Itália. Foi professora adjunta do Departamento de Ciência Política da UFRJ de 2008 a 2014. Atualmente é Adjunct Professor e Research Fellow da New York University Abu Dhabi e professora colaboradora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Tem os seguintes livros publicados: Polícia e Direitos Humanos: Política de Segurança Pública no Primeiro governo Brizola (1983-1986) (Rio de Janeiro: Editora Revan, 2005), Modos da Representação Política: o experimento da Primeira República brasileira (Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009) e Teoria das Elites (Rio de Janeiro: Zahar, 2011).

José Szwako, Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ)

Professor e pesquisador do IESP-UERJ, doutor em Ciências Sociais (Unicamp), José Szwako investiga a história intelectual dos e das intérpretes de movimentos sociais na última redemocratização brasileira; pesquisa também os impactos institucionais advindos da ação de grupos e movimentos da sociedade civil. Mais recentemente, se dedica a formas de mobilização e oposição às ciências (contramovimentos científicos, negacionismos, ceticismos, anti-intelectualismo), bem como às formas acadêmicas de organização em defesa das ciências. Com J. L. Ratton, publicou o "Dicionário dos negacionismos no Brasil" - finalista do prêmio Jabuti 2023. Editor da "Coleção Sociedade Política" (IESP-EdUERJ); criador e coordenador da Especialização em Política e Sociedade (IESP-UERJ). Foi pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFPR) e segue compondo o Núcleo Democracia e Ação coletiva (CEBRAP).

Downloads

Publicado

2024-02-06

Edição

Seção

Memória